×
Loading ...

Reprodução assexuada: vantagens e desvantagens

Atualizado em 23 março, 2017

A reprodução sexuada é o tipo mais familiar aos humanos; no entanto, muitas espécies se propagam através da reprodução assexuada. Esta difere da sexuada, pois produz proles idênticas ao progenitor. Apesar de haver muitas vantagens na reprodução assexuada, ela também apresenta desvantagens significativas.

Plantas podem ser assexuada (Bec Parsons/Photodisc/Getty Images)

Variedade

Uma vantagem da reprodução assexuada é que ela pode assumir uma ampla variedade de formas, o que a permite prosperar em muitos ambientes diferentes. Um tipo de reprodução assexuada é a divisão binária (onde a prole cresce diretamente a partir do corpo do genitor e então se solta quando amadurece). Outro tipo é o brotamento (quando um broto se desprende do organismo genitor, desenvolvendo-se independentemente).

A fragmentação acontece quando o genitor, ao invés de crescer, se rompe em diversas partes que tornam-se então novos organismos. Outros animais, como vespas, formigas e abelhas fazem partenogênese, que é quando uma ova não fertilizada desenvolve-se em uma nova prole.

Loading...
Vespas são assexuadas (Anton Snarikov/iStock/Getty Images)

Não precisa de mobilidade

A reprodução assexuada representa uma vantagem para organismos que vivem em ambientes estáveis. Animais e plantas que raramente se movem e permanecem na mesma locação básica, normalmente, acham a reprodução assexuada mais vantajosa, já que ela não exige a busca por um parceiro (o que é muito difícil para animais e plantas, relativamente, imóveis).

Alguns animais aquáticos são assexuados (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Grande número de proles

Um benefício significativo da reprodução assexuada é o número de proles que são produzidas. Ela permite que plantas e animais produzam muitas proles de maneira rápida e eficiente. Um maior número de proles significa uma maior chance de espalhar genes, fazendo com que a planta ou o animal sejam mais favoráveis à seleção natural.

Plantas assexuadas produzem prole rapidamente (FreezeFrameStudio/iStock/Getty Images)

Sem variação genética

Uma das principais vantagens de uma reprodução sexuada é a variação genética. Já que dois gametas se unem na reprodução sexuada, há uma variação genética significativa; no entanto, animais assexuados que passam pela mitose, produzem apenas proles idênticas. Se um organismo apresentar uma fraqueza, ela será passada à prole. Esta fraqueza é muitas vezes explorada em ambientes com rápidas mudança, já que novos desafios de sobrevivência são constantemente introduzidos.

Algumas águas-vivas são assexuadas (SandyBro/iStock/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...