Como reproduzir azaleias a partir de um ramo partido

Escrito por april kohl | Traduzido por carlos cassimiro
Como reproduzir azaleias a partir de um ramo partido

A maioria das azaleias floresce na primavera

Thinkstock/Comstock/Getty Images

Azaleias são arbustos da família de plantas rododendros. Elas são encontradas em uma variedade de espécies, desde sempre-vivas às caducifólias, e preferem áreas sombreadas para crescerem. Apesar de serem plantas resistente, elas estão eventualmente sujeitas à tempestades e a outros problemas climáticos que causam a quebra de ramos. No entanto, isso não necessita ser o fim do mundo para as plantas, já que é possível propagar azaleias a partir de galhos quebrados, desde que sejam tratados a tempo.

Outras pessoas estão lendo

Métodos de propagação

Azaleias podem ser reproduzidas de quatro maneiras: de sementes, do corte das hastes e de estratificação, o que é uma variante do corte das hastes, que envolve cortar galhos e dobrá-los para formar novas plantas; e pelo enxerto do corte no sistema de raízes de uma outra planta. Quando devidamente preparado, um ramo de azaleia quebrado pode ser tratado como um corte de haste ou estratificação, para efeitos de propagação.

Propagação pelo corte

Azaleias sempre-vivas aceitam muito bem a reprodução por corte, embora esta técnica não seja limitada apenas a esta espécie. Se o galho quebrado é de uma azaleia de outra espécie saudável, e pode ser cortado numa medida entre 7,5 e 15 cm de comprimento, será possível a propagação a partir do ramo. Remova todas as folhas do terço inferior dele e plante-o a 3 cm de profundidade em uma mistura úmida de turfa e perlita.

Hormônio de enraizamento

Para que o ramo brote raízes, ele deve ser estimulado com hormônio de enraizamento antes de ser plantado. Esse hormônio incentiva o crescimento das raízes onde não surgiriam de outra maneira, e, dessa forma, garante que o ramo quebrado possa se tornar o caule de uma nova planta . Somente plantá-lo no solo e regá-lo não resultará no crescimento de uma nova azaleia.

Considerações

Para poder ser usado na propagação, o ramo partido da azaleia não pode ter secado. Galhos secos estão mortos ou morrendo, e nenhuma quantidade de hormônio de enraizamento irá salvá-los. Quando for tentar propagar azaleias, sempre tente usar ramos que quebraram recentemente.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media