Como reproduzir combinações de betta

Escrito por katherine barrington | Traduzido por ana carolina
Como reproduzir combinações de betta
Aprenda a criar bettas em combinações de cores diferentes (Ryan McVay/Stockbyte/Getty Images)

Bettas, também conhecido como Peixe Chinês Lutador, são conhecidos por suas cores brilhantes. Eles são relativamente fáceis de cuidar em cativeiro, mas nem sempre é fácil predizer a cor da prole. A não ser que você seja familiarizado com genética e esteja disposto a experimentar, é bem provável que você não consiga gerar bettas com a combinação de cor que você quer. Tome algum tempo aprendendo sobre genética básica e determine qual combinação você deseja antes de tentar reproduzir bettas.

Instruções

    Processo básico de criação

  1. 1

    Prepare seu tanque de reprodução. Esse tanque deve ter 40 L e ser cheio com água fresca e sem cloro. Decore o tanque esparsamente com algumas plantas vivas, incluindo algumas que ficam flutuam na superfície da água.

  2. 2

    Mantenha a temperatura do tanque por cerca de 25ºC com ajuda de um aquecedor de aquário submerso. Coloque um filtro no tanque, mas não o ligue na potência máxima. Ajuste o filtro para que ele forneça uma filtração e circulação de água básicas; a sucção não deve ser muito forte a ponto de danificar quaisquer ovos que seu betta pode colocar.

  3. 3

    Selecione um betta macho e uma fêmea que você deseja reproduzir. Coloque o macho no tanque e permita que ele fique lá por alguns dias; então, coloque a fêmea numa caixa de reprodução pendurada ou flutuante, para que os dois possam se acostumar um com o outro sem que estejam no mesmo tanque.

  4. 4

    Prepare seus bettas para a reprodução e os alimente com uma dieta rica em proteína. Alimente seus bettas com uma combinação de comida congelada, em paletas, em flocos e viva. Depois de alguns dias o macho deve começar a fazer um ninho de bolhas entre as plantas flutuantes no seu tanque. Você vai perceber que a fêmea desenvolve listras verticais no seu corpo e sua barriga se torna inchada devido ao ovos.

  5. 5

    Libere a fêmea no tanque e observe o comportamento de acasalamento. Durante o processo de acasalamento, o macho e a fêmea irão perseguir um ao outro no tanque até que eventualmente eles se "abraçam" e a fêmea bota os ovos, e o macho fertiliza esses ovos.

  6. 6

    Remova a fêmea do tanque e deixe o macho cuidar dos ovos. Ele irá pegar os ovos com a sua boca e carregá-los até o ninho de bolhas onde eles irão se desenvolver por um ou dois dias antes de eclodir. Uma vez que a prole eclodiu, eles permanecerão dentro do ninho de bolhas, se alimentando do saco vitelino por mais dois ou três dias. Quando a prole começar a nadar livremente, tire o macho do tanque.

  7. 7

    Crie a prole numa dieta de camarão de água salgada vivo e comida comercial para alevinos. É melhor trocar seu filtro por um filtro de esponja enquanto cria a prole, assim eles não serão sugados pela válvula de entrada de um filtro mais potente. Crie a prole junta de seis a oito semanas, até eles começarem a desenvolver coloração; então, separe os machos numa jarra.

    Selecionar bettas para criar diferentes combinações

  1. 1

    Determine o tipo de betta que você tem ou decida qual tipo você deseja comprar para reproduzir. Existem bettas de diferentes cores e modelos e podem ter barbatanas longas ou curtas.

  2. 2

    Determine se seus bettas escolhidos têm um traço dominante ou recessivo. Traços de betta dominantes incluem cor vermelha, opacidade, turquesa, cinza aço, azul royal, padrões que lembram mármore e borboletas e cauda de véu e de coroa. Traços recessivos incluem cores preta, amarela e laranja, assim como padrões meia lua e cauda dupla.

  3. 3

    Selecione a combinação apropriada dos traços para chegar no tipo de prole que você deseja. Para conseguir uma cor pura, cruze dois bettas que carregam genes dominantes para aquela cor. Para criar uma barbatana colorida, cruze um betta que carrega o gene para a cor desejada e outro que carregue o gene para a barbatana desejada.

  4. 4

    Introduza seu par de criação no tanque e espere pelo processo de acasalamento. Separe o macho e a fêmea depois da desova; então crie a prole até a maturidade para ver os resultados do seu cruzamento seletivo.

  5. 5

    Separe a prole em jarras individuais assim que eles tiverem uma idade apropriada; então, selecione qualquer alevino que você deseja usar para cruzamentos futuros. Ao selecionar os bettas que exibem mais intensamente os traços preferidos e cruzando eles com outros bettas que possuem esses traços que você deseja, você pode eventualmente purificar a estirpe.

Dicas & Advertências

  • Você não pode dizer ao olhar um betta se ele possui um gene recessivo; então, serão necessárias algumas experiências para você encontrar o par de cruzamento certo para alcançar os resultados que você quer.
  • Lembre-se que, ao cruzar bettas que possuem genes recessivos, você sempre terá uma combinação de resultados. Alguns alevinos exibem o gene dominante, enquanto outros podem exibir o gene recessivo.

O que você precisa?

  • Tanque de aquário de 40 L
  • Plantas vivas de aquário
  • Aquecedor de aquário submersível
  • Filtro
  • Caixa de reprodução
  • Comida para peixe: congelada, em paletas, em flocos e viva
  • Camarão vivo, de água salgada
  • Comida para alevinos
  • Filtro esponjoso
  • Jarros

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível