A criação de bagres é delicada e requer tempo, habilidade e sorte. O cultivo deles envolvem dinheiro, tempo e trabalho físico. A maioria dos criadores não reproduzem os peixes que cultivam, mas compram os alevinos para abastecer seus tanques. Apesar de os grandes criadores comerciais de bagres venderem o seu produto para fábricas de processamento de pescado, a criação de bagres em pequena escala deve atender o consumo doméstico ou depender de um marketing direto para fazer o esforço valer a pena.
Instruções
-
Faça um curso de aquicultura em uma faculdade local ou trabalhe em uma criação de peixes para aprender o básico. Também será útil você fazer cursos de administração e marketing e aprender sobre as regulamentações federais, estaduais e municipais sobre a indústria da piscicultura.
-
Prepare-se para trabalhar duras e longas horas sob todos os tipos de clima, com poucos ou nenhum dia de folga. As raízes das árvores, animais escavadores e chuvas fortes podem prejudicar o bom funcionamento de uma represa de bagres, portanto inspeções diárias e reparos são necessários. Será necessário testar a qualidade da água, taxas de escavação, cortar a vegetação e impedir a entrada de predadores.
-
Compre o equipamento necessário para a criação de bagres, que requer uma grande represa com um fundo plano e cercado com rede, aeração da água e sistema de escoamento para drenagem da água. Então será necessário ter um trator, tanques rede, um aerador elétrico ou de combustível, sistemas de distribuição de ração e produtos químicos e bombas de água.
-
Crie o ambiente perfeito para a reprodução. De acordo com a Universidade da Flórida, os bagres têm um "comportamento reprodutivo elaborado" e são mais férteis aos dois a três anos de idade. Abasteça a represa de reprodução, a gaiola ou o tanque com machos e fêmeas suficientes para favorecer a seleção de parceiros, com pelo menos quatro fêmeas para cada macho. As fêmeas colocam ovos em grandes massas de abril a junho, mas somente se a água for limpa, com um pH de 6,5 a 9,0 e uma temperatura acima de 21 graus Celsius. O bagre macho incuba os ovos, que eclodem mais cedo quando a água está entre 26 e 27 graus Celsius. Se a reprodução for bem sucedida, espere pelo menos a metade dos ovos nascerem. Até 85% destes chegam à fase alevinos.
-
Crie uma rede com restaurantes, peixarias e organizações comunitárias interessadas em comprar os bagres. Quanto aos pequenos produtores, é aconselhável que vendam às igrejas que conseguem recursos com a venda de peixe frito e ao público em geral para o consumo doméstico.