Mais
×

Como reproduzir galhos de árvores

Se você quiser cultivar plantas novas a partir de uma mais antiga com seus galhos, o enraizamento é o método mais fácil e mais eficaz. Quase qualquer arbusto ou rosa se multiplicará com os galhos, mas as árvores são mais difíceis de reproduzir dessa forma. O galho deve ser pego no final do outono, quando as plantas perderam suas folhas, ou no começo da primavera, antes do aparecimento de novas folhas.

Instruções

Rododendros e muitos outros arbustos podem ser multiplicados a partir de galhos (rhododendron image by reises from Fotolia.com)
  1. Escolha um galho maduro no chão que não seja mais fino que um lápis, e nem maior do que seu dedo indicador.

  2. Corte acima de um nó (onde a nova folha irá crescer a partir do galho), usando uma tesoura de poda limpa. Corte em um ângulo de 45 graus. O ideal é que cada galho tenha ao menos dois, podendo chegar a quatro ou cinco nós. Na maioria das plantas, o galho terá 15 cm.

  3. Retire os galhos e folhas da metade inferior dos galhos de plantas perenes. Com uma faca, retire o primeiro centímetro da casca do galho.

  4. Borrife água em uma sacolinha de plástico translúcida.

  5. Coloque o galho dentro do plástico e coloque-o no refrigerador. Isso manterá o galho úmido e fresco até que você possa plantá-lo.

  6. Prepare os vasos lavando-os com água e sabão, e enxaguando-os muito bem.

  7. Encha os vasos com uma mistura de turfa e perlita, ou de areia de rio grossa e turfa. Regue-o bem e deixe-o escorrer.

  8. Retire o galho do saquinho plástico e mergulhe-o em um hormônio de enraizamento. Retire o excesso de hormônio.

  9. Coloque a parte cortada do galho dentro do vaso, deixando um ou dois nós aparecendo acima do solo.

  10. Cubra-o com uma sacola de plástico. Não lacre a sacola. Isso cria o ambiente de uma estufa para a muda.

  11. Coloque-o em um local onde receba muita luz solar indireta. Evite o sol.

  12. Borrife água (forme uma névoa) se ele começar a secar.

  13. Puxe suavemente o galho depois de várias semanas para ver se está enraizado. O tempo exato para o enraizamento depende do tipo de planta que você está reproduzindo.

  14. Retire pouco a pouco a sacola plástica quando o galho estiver enraizado.

  15. Coloque a jovem planta ao ar livre em um local com luz solar indireta, uma vez que a última geada tenha passado. Aos poucos, mude a planta para a luz solar apropriada para ela, e plante-a diretamente no jardim, se desejar.

Dicas

  • Embora seja possível enraizar os galhos em uma terra normal para vaso, isso não é recomendado, pois pode ocasionar a podridão e o mofo.
  • Antes de começar esse processo, lave as mãos e os podadores com água quente e sabão, ou limpe com álcool. Isso ajudará a prevenir doenças.

O que você precisa

  • Podador de mão
  • Vasos
  • Turfa
  • Perlita
  • Areia de rio grossa
  • Saquinho plástico limpo
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article