Como requerer uma cesárea eletiva no SUS

Escrito por april sanders | Traduzido por juliana ferreira dos anjos

A cesárea eletiva (também chamada de "cesariana a pedido") refere-se a qualquer operação cesariana realizada antes do parto sem uma razão médica. Para algumas mulheres, solicitar uma sessão de cesárea eletiva é pura conveniência. Para outras, trata-se de dor. Uma mulher pode pedir uma sessão eletiva simplesmente porque as últimas semanas de gravidez foram extremamente desconfortáveis e ela só quer que o bebê nasça logo. As cesáreas eletivas raramente são concedidas no Sistema Único de Saúde (SUS), mas não há nenhuma regra que diz que você não pode solicitar uma.

Instruções

  1. 1

    Certifique-se de que você tenha um bom motivo. Se estiver solicitando uma cesárea eletiva porque está preocupada com a dor ou porque não quer perder uma festa de aniversário, provavelmente o seu médico não considerará o seu pedido.

  2. 2

    Verifique com o hospital. Alguns hospitais do SUS têm regras proibindo cesarianas eletivas. Informe-se com antecedência antes de agendar uma reunião para conversar com o seu médico.

  3. 3

    Conheça os riscos. De acordo com o March of Dimes, página da web especializada em partos cesáreos, as cesarianas eletivas trazem um maior risco de placenta prévia (que cobre o colo do útero) e placenta acreta (apego anormal à parede uterina) com cada criança envolvida. Além disso, uma cesárea eletiva pode fazer com que o bebê seja prematuro, caso a data da gestação tenha sido calculada incorretamente.

  4. 4

    Explique ao seu médico suas razões para uma cesárea eletiva de uma maneira lógica e calma. Ao final de sua argumentação, dê a ele, por escrito, um resumo do seu pedido. O médico irá colocá-lo em seu arquivo e será um lembrete para ele considerar seu pedido.

  5. 5

    Acompanhe o processo. Chame o seu médico uma ou duas semanas depois de sua conversa, para saber se ele tomou alguma decisão.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível