×
Loading ...

Requisitos e cuidados ao construir uma varanda ou sacada

Varandas e sacadas são comumente vistas na maioria dos apartamentos e casas. A fim de mantê-las seguras, é importante que todas atendam aos mandamentos e requisitos de construção. Estes variam de um lugar para outro, no entanto, as áreas que merecem atenção redobrada são sempre as mesmas. Há medidas universais e normas que devem ser observadas por todos os construtores que pretendem colocar uma varanda ou sacada em uma obra.

Sacadas devem sempre ser inspecionadas antes do uso (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Suporte

Um dos fatores mais importante é saber a quantidade de peso que a sua varanda suporta. O Código Residencial Internacional exige que varandas sejam capazes de suportar cerca de 20 kg a cada 0,09 m². Sacadas são obrigadas a suportar 30 kg por cada 0,09 m², pelo fato dessas estruturas terem apenas uma conexão com a construção.

Loading...

Fixação

A fixação de uma varanda em uma casa tem que ser forte; requisitos exatos variam com base em códigos de construção. Geralmente, os métodos de fixação têm de prever a quantidade de peso que deve ser suportado. Os parafusos são preferidos a pregos, pois dão mais segurança. Parafusos também ajudam a madeira a resistir à expansão e contração causadas por mudanças de temperatura e umidade.

Parapeitos

Parapeitos são necessários em qualquer sacada como um instrumento de segurança básica. O tamanho exato varia conforme a localização e município da residência. Grades de 1 m de altura são comuns para sacadas residenciais. Muitas vezes há requisitos adicionais para as grades do parapeito, como aqueles que determinam que não deve ser possível passar uma bola com um diâmetro de 10 cm por entre as colunas.

Inspeções

Antes de qualquer varanda ser considerada segura, todos os seus componentes devem ser inspecionados. As inspeções devem ser feitas regularmente de acordo com o código e regulamentos locais, sendo necessárias sempre após a construção ou reforma, bem como quando problemas forem relatados. Empresas devem ser inspecionadas com mais regularidade, pois a movimentação é maior, aumentando o risco.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...