O que é resina líquida?

Escrito por renee greene | Traduzido por elia regina previato
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é resina líquida?
Resinas podem ser utilizadas para fazer moldes de órgãos (Photos.com/AbleStock.com/Getty Images)

Resina líquida é um líquido sintético que parece plástico. Ela é misturada com agentes de endurecimento a fim de torná-la sólida. Enquanto as resinas naturais são provenientes de árvores, as sintéticas são feitas a partir de fósseis. Resinas comuns são silicone, epóxi e poliéster. As solidificadas são usadas ​​para fazer revestimentos para pisos e equipamentos eletrônicos, móveis de jardim, materiais de construção e moldes.

Outras pessoas estão lendo

Cobertura de resina em objetos de arte

O revestimento com resina é popular entre artistas, artesãos, construtores domésticos e fabricantes de móveis para uso externo. O revestimento endurecido é usado em tudo, desde isopor esculpido, usado em adereços, até revestimentos transparentes para joias artesanais e vários projetos da arte, como pinturas e colagens.

O que é resina líquida?
A resina é normalmente utilizada em revestimentos transparentes para artesanato e objetos de arte (Comstock/Comstock/Getty Images)

Usos comerciais da resina

A resina é utilizada na construção residencial e comercial para fazer pisos de garagem e outros tipos de revestimentos. Ela também é usada como selante em pedras decorativas, blocos e tijolos residenciais, e como revestimento ou selante para decks.

O que é resina líquida?
A resina líquida usada em construção tem diversos usos, inclusive revestimento de pisos (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Epoxi

As resinas epóxi são usadas ​​como adesivos e materiais de colagem de materiais tais como fibra de vidro, alumínio, aço, madeira e plásticos. Elas são aplicadas com pincéis, rolos e rodos, e também são usadas ​​para vedar e impermeabilizar áreas​​, tais como tanques e paredes de subsolos.

Moldes de silicone

Silicone do tipo "tin", também conhecido como silicone de cura condensada, é um material usado como uma borracha flexível e resistente. Este silicone é usado para fundição de poliuretano, epóxi, ceras e resinas de poliéster. Ele também é usado ​​para fazer moldes para velas e moldes de partes do corpo humano, como impressões digitais, mãos, pés ou rosto, além da fabricação de moldes para esculturas e modelos de cera.

O que é resina líquida?
Moldes de silicone são usados para fazer modelos de cera (John Chillingworth/Valueline/Getty Images)

Resinas de poliéster

Resinas de poliéster são, de todas as resinas, as mais comumente utilizadas. Elas são feitas de fontes fósseis altamente inflamáveis ​​e tóxicas e devem ser usadas ​​com luvas e um respirador para proteger-se das emissões de gases. Elas são usadas com fibra de vidro, sobre espuma de uretano e de outras construções básicas, e para revestimento de materiais. Elas são mais frágeis do que as do tipo epóxi. Outros tipos de resinas existentes são as acrílicas e as termo-fixas. A resina termo-fixa, que é biodegradável, é relativamente nova e menos tóxica que pode substituir as resinas de origem fóssil.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível