Mais
×

Como usar resinas de madeira

Atualizado em 23 março, 2017

Resina de madeira é um tipo produzido principalmente a partir de árvores coníferas. Essa resina é colhida da árvore e usada na produção de vernizes, colas e esmaltes. Existem muitos usos diferentes para esses tipos de produto. Vernizes e esmaltes são usados para selar, dar brilho e proteger pisos e móveis de madeira crua, enquanto a resina serve para colar objetos de madeira entre si sem danificar as fibras.

Instruções

Vernizes e esmaltes de resina de madeira protegem e criam um brilho às superfícies de madeira (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

    Vernizes de resina de madeira

  1. Prepare seu espaço para trabalhar abrindo as janelas para ventilação. Estenda jornais no chão para proteger o local. Tente envernizar em um ambiente com temperatura entre 21 e 23 ºC para otimizar a secagem do verniz.

  2. Limpe a superfície com um pano seco e limpadores de madeira. Permita que o objeto seque antes de aplicar o verniz.

  3. Prepare o verniz de resina de madeira diluindo essência mineral na proporção de 1:4.

  4. Mergulhe o pincel no verniz e passe uma camada fina na superfície. Permita que seque por seis horas.

  5. Repita o Passo 4 mais quatro vezes com o verniz que não foi diluído, para selar e proteger a superfície. Se prever que a superfície sofrerá muito desgaste, aplique mais camadas.

    Esmalte de resina de madeira

  1. Posicione os móveis que deseja esmaltar onde quer que eles estejam. Como a resina de madeira é usada para selar padrões de madeira e outros objetos, uma cola de papel pode ser usada para segurar os padrões e designs no lugar. Use papel fosco quando imprimir os designs.

  2. Molhe seu pincel no esmalte e aplique uma camada fina no objeto a ser esmaltado. Passe o esmalte por toda a superfície para selar igualmente.

  3. Permita que o esmalte seque por um dia. Ele exige apenas uma mão. Camadas adicionais podem tornar a resina opaca, dificultando-se ver a imagem por trás dela.

    Cola de resina de madeira

  1. Com um pano seco e uma solução para limpar madeira, limpe a superfície dos dois itens de madeira que deseja colar. Deixe secar antes de colar.

  2. Molhe o pincel na cola e passe uma camada fina do lado de um dos dois objetos.

  3. Afixe o outro objeto naquele onde aplicou a cola. Segure firmemente por alguns minutos ou segure pressionando as duas peças com um torno. Deixe secar por um dia ou pelo tempo indicado na embalagem do produto.

  4. Passe a lixa gentilmente onde tiver excesso de cola seca.

O que você precisa

  • Verniz, epóxi ou esmalte de resina de madeira
  • Pincel
  • Máscara de ventilação
  • Jornal
  • Panos
  • Lixa
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article