Resinas naturais para cola

Escrito por christopher hall | Traduzido por aline ferreira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Resinas naturais para cola
Uma resina natural é uma substância grudenta liberada por algumas árvores e plantas (NA/AbleStock.com/Getty Images)

Uma resina natural é uma substância grudenta liberada por algumas árvores e plantas. Seu propósito na natureza é proteger a árvore de insetos invasores e doenças. Como a resina endurece após algum tempo e se torna à prova d'água, ela colará materiais. Estas propriedades permitem que pessoas usem resina natural como um tipo de cola. Existem dois tipos de resinas naturais comumente usadas para produzir cola: resina do pinheiro e da bétula, com a pinha sendo o material mais fácil de se usar.

Outras pessoas estão lendo

Sobre a resina do pinheiro

A resina do pinheiro é liberada da árvore onde quer que ela seja danificada. Ela tem uma cor amarela e é frequentemente coberta de sujeira, casca e outros detritos que precisam ser removidos antes de ser usada como cola. A resina do pinheiro não é a mesma coisa que a seiva. A seiva é uma substância açucarada que alimenta a árvore e que circula no interior da planta, da raiz às folhas. A resina natural se origina da seiva, mas é uma substância completamente diferente. Ela tem sido usada como cola desde os tempos antigos, incluindo na mumificação feita pelos egípcios. A resina é uma cola termostática, o que significa que tem que ser aquecida para o uso. Assim que esfria, ela endurece e cola. A resina do pinheiro (e a maioria das resinas naturais) é solúvel em álcool, e quando seca, é à prova d'água.

Fabricando cola da resina do pinheiro

Você pode coletar resina de pinheiro raspando um pouco da casca da árvore até que escoe um pouco do material. Use uma faca velha para raspar e depois coletar a resina. A separação da resina dos detritos pode ser feita através de três modos. Pode-se fervê-la, e enquanto ela está quente, é possível raspar os detritos para o lado, separando a resina pura. É possível utilizar um funil de metal com uma abertura muito pequena, através da qual a resina escorrerá, enquanto os restos permanecerão no funil. Você pode ainda ferver a resina em um saco de pano. Ela vai subir à superfície e se separar dos detritos. Ao usar qualquer um desses métodos, você pode criar uma bola com a resina para armazenamento. Misturar a resina de pinheiro com carvão, cera de abelha ou uma combinação dos dois ajuda a reforçar a cola e torná-la menos quebradiça. Você pode experimentar diferentes proporções para testar o que funciona melhor, mas uma proporção de duas partes de resina para uma parte de carvão funciona bem.

Cola de resina de bétula

A resina de bétula, localizada na casca de bétulas, tem sido utilizada desde o Império Romano, de acordo com um artigo publicado na revista americana New Scientist. Um método usado para fazer cola de resina de bétula envolve uma fogueira ao ar livre. Para fazer a cola, recolha as tiras de casca de bétula e enrole-as até que tenha o suficiente para encher um recipiente de metal redondo com um pequeno buraco perfurado na parte inferior. Uma lata de biscoitos de aproximadamente 30 cm de diâmetro vai funcionar. Cave um buraco no chão, aproximadamente do tamanho da lata. Coloque uma lata de mesma medida no buraco e ponha a lata cheia de cascas de bétula na parte superior, com o furo diretamente acima da outra lata. Recolha paus e pedaços de madeira e coloque-os em torno da lata de biscoitos para fazer uma fogueira que irá aquecer a casca da bétula. Você deve ter habilidades básicas para fazer fogueiras para utilizar este método. Acenda o fogo e mantenha-o queimando, mas não muito quente, por cerca de 30 minutos. Como a lata se aquece, a resina vai escorrer para dentro do receptáculo. Quando você notar que não está pingando mais resina no pote, retire cuidadosamente a lata de biscoitos, e em seguida, remova o receptáculo do buraco no chão. Ele é, então, mantido quente, o que você pode fazer em banho-maria em seu fogão por algumas horas, até que a resina esteja pegajosa o suficiente para coletar. Você pode coletá-la agitando uma vara em torno do interior do recipiente e guardá-la, endurecida, na vara.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível