Resolução de erros comuns de configuração de Smart Tvs

Escrito por david weedmark Google | Traduzido por thiago andre scarani
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Resolução de erros comuns de configuração de Smart Tvs
Smart TVs podem precisar de configurações adicionais antes de desempenharem suas funções (Ethan Miller/Getty Images News/Getty Images)

Se você nunca usou uma Smart TV, configurá-la pode dar um pouco mais de trabalho do que você esperava. Ao contrário das outras TVs, não basta ligá-la na tomada, conectá-la ao seu decodificador de TV a cabo ou via satélite e ligá-la. Antes que ela possa ficar "smart" (inteligente), deve ser conectada à sua rede doméstica de internet. Antes de usar aplicativos, pode ser preciso instalá-los, além de se cadastrar nos serviços que pretende usar.

Outras pessoas estão lendo

Conectando-se à sua rede doméstica

Você precisará conectar sua TV à sua rede doméstica, para que ela fique "smart". Alguns modelos possuem Wi-Fi embutido na televisão, enquanto outros, como os da Sony e Samsung, precisam que você conecte uma antena externa a uma das portas USB. Se a TV possuir um conector LAN, você pode conectá-la diretamente ao roteador através de um cabo Ethernet. Conecte a antena Wi-Fi ou cabo Ethernet à TV, com ela desligada. Ao ligá-la, ela deve detectar automaticamente uma rede ativa e guiá-lo pelos passos de configuração necessários. Se isso não ocorrer automaticamente, entre no menu de configurações de rede da TV e selecione "Sem fio" ou "Com fio", de acordo com o tipo da sua rede doméstica. Se a rede for protegida por senha, será necessário informá-la, da mesma forma que faria ao conectar um computador. Se a TV não detectar a sua rede sem fio, certifique-se de que o roteador Wi-Fi não esteja longe demais da TV e, se ele possuir uma antena direcional, vire-a para ela, para obter o melhor sinal possível. Após passar pelo menu de configurações, pode ser preciso desligar e ligar a TV para que as configurações tenham efeito.

Encontrando e usando aplicativos

Assim como um smartphone, a maioria das Smart TVs usam aplicativos para acessar conteúdo da internet. Os aplicativos disponíveis para a sua TV variam de acordo com a marca e o modelo. Alguns deles vêm pré-instalados na TV, enquanto outros precisam ser baixados e instalados. Muitas pessoas que ligam uma Smart TV pela primeira vez veem a pequena lista de aplicativos pré-instalados e se perguntam por que falam tanto desses dispositivos. Você deve abrir a loja de aplicativos do fabricante da TV ou usar a função de busca para encontrar os aplicativos que deseja. A maioria deles é gratuita, mas pode ser necessário criar uma conta de usuário no site do fabricante da TV antes de poder usar a loja de aplicativos. Alguns aplicativos que não são feitos pelo fabricante da TV, como Netflix, Hulu Plus, iTunes ou Google TV, podem precisar que você faça uma conta com eles e forneça as informações do seu cartão de crédito para fazer uma assinatura mensal ou usar serviços pagos por uso.

Atualizações de firmware e software

Dependendo de quando você comprou sua TV e quanto tempo ela ficou na prateleira da loja até que a comprasse, pode ser preciso atualizar seu software ou firmware para que obtenha as funções e os benefícios esperados. Em outros casos, essas atualizações resolvem problemas que não foram detectados antes do lançamento da TV. Leia o manual de usuário que veio com sua TV e visite a página de suporte do fabricante para descobrir se será necessário fazer uma atualização de firmware ou software e para obter instruções específicas para instalá-la na sua TV. Em muitos casos, essas atualizações podem ser baixadas do site do fabricante para um pendrive, através do seu computador. Você pode então inserir o pendrive em uma das portas USB da sua TV para atualizá-la.

Aparelhos Smart TV

Se estiver usando um set-top box, console de jogos ou reprodutor Blu-ray para transformar sua HDTV em uma Smart TV, o processo de configuração poderá variar, de acordo com o aparelho que está usando. Na maioria dos casos, você precisará de um cabo HDMI para conectar o seu dispositivo à TV, para que possa obter imagens de alta definição. Algumas set-top boxes, como a Apple TV, não utilizam nenhum outro tipo de cabo. Use o menu de configuração do dispositivo para conectar-se à sua rede doméstica. Muitas pessoas acham que, só porque você comprou o dispositivo, não precisará pagar por serviços adicionais, mas isso raramente é verdade. Se estiver usando um Xbox 360 para acessar o conteúdo on-line, por exemplo, precisará ter uma assinatura Xbox Live Gold para que possa acessar a internet. Alguns serviços como o YouTube são gratuitos, mas outros, como o Netflix, precisam de uma assinatura mensal. Outros serviços, como o Google TV, precisam que você pague pelo aluguel ou compra de um filme antes de assisti-los.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível