Resolução de problemas de uma junta queimada do cabeçote em um TRX 250X

Escrito por kevinm | Traduzido por thiago andre scarani
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Resolução de problemas de uma junta queimada do cabeçote em um TRX 250X
O TRX 250X é um veículo para todo terreno da Honda (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

O TRX250X é um veículo para todo terreno de entrada da Honda Motors. Ele possui um motor monocilíndrico de 229 cc, arrefecido a ar, com válvulas no cabeçote, montado longitudinalmente, de quatro tempos. A junta do cabeçote é uma área comum de falhas dos motores monocilíndricos como esse. O resultado é uma redução do desempenho do motor, danos a ele e, eventualmente, falha completa do motor.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Examine os vapores do escape, que saem pelo escapamento com o motor ligado. Se a junta do cabeçote estiver em boas condições, uma pequena quantidade de vapor d'água deve sair enquanto o motor estiver frio e deve ser praticamente invisível após o motor esquentar. Se você vir fumaça de cor cinza-azulada no escape e sentir cheiro de óleo, está vazando óleo do motor no cilindro. Geralmente, isso é causado por um vazamento na junta do cabeçote, mas também pode ocorrer devido a guias de válvula gastas ou válvulas defeituosas.

  2. 2

    Encontre a junta que fica entre o cabeçote e o bloco do motor. Olhe para a parte superior do motor, que é a que possui as aletas para dissipação de calor. Veja que esta parte do motor possui uma divisão mais ou menos na metade de sua altura, onde você verá uma pequena fenda entre a parte superior (o cabeçote) e a inferior (o bloco). Com o motor girando, veja se há sinais de vazamento de óleo ou de gases de escape ao redor dessa fenda. Se houver, há um vazamento na junta do cabeçote. Se o motor estiver sujo e você não conseguir ver a junta claramente, limpe-a usando hastes flexíveis com algodão e fluido de freio.

  3. 3

    Considere o desempenho do seu veículo. A junta do cabeçote queimada deteriora o desempenho do motor. Alguns sintomas comuns são falta de força, hesitação ao aplicar o acelerador e dificuldades na partida. Se houver algum desses sintomas, ou até mesmo todos, a causa pode ser a junta queimada. Se os sintomas estão aparecendo e piorando gradualmente, podem ser devido ao desgaste do cilindro, do pistão ou das válvulas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível