Como resolver conflitos no local de trabalho

Escrito por ehow contributor | Traduzido por rúben carlos esteves
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Como resolver conflitos no local de trabalho
Resolva os conflitos no local de trabalho

Como resolver conflitos no local de trabalho. O atrito no local de trabalho pode ser estressante e contraproducente para todos os envolvidos. Aprenda a abordar a pessoa com quem você está tendo dificuldades e resolva a situação. Siga os passos seguintes para acalmar a situação conflituosa no seu local de trabalho.

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

  1. 1

    Decida se você quer enfrentar a pessoa que está incomodando-o. Geralmente, é muito melhor resolver os problemas pendentes que deixá-los agravarem-se.

  2. 2

    Fale com a outra pessoa calmamente, de forma educada e de modo racional. Foque a sua atenção na situação e nos fatos em concreto, evitando a fofoca e os ataques pessoais.

  3. 3

    Evite expressar qualquer tipo de hostilidade cuidando da sua expressão facial e não deixe que o seu tom de voz se altere. Seja assertivo sem ser agressivo.

  4. 4

    Ouça a outra pessoa atentamente: O que é que ela lhe quer dizer? Tenha a certeza de que você compreende a sua posição.

  5. 5

    Demonstre interesse em saber o que a outra pessoa lhe quer dizer. Você pode reconhecer as ideias dela sem, necessariamente, ter de concordar com elas ou, até mesmo, sujeitar-se a elas. Se você diz "Eu percebo que você se sinta dessa forma. E eu eu me sinto como...", você vai reconhecer qual a sua posição e qual a da outra pessoa.

  6. 6

    Comunique aquilo que você quer de uma forma clara, oferecendo sugestões positivas e outras recomendações. Prepare-se para ser flexível.

  7. 7

    Fale com o seu supervisor se existe uma situação conflituosa com um colega que tenta ameaçá-lo no seu local de trabalho, evitando lamentar-se.

Dicas & Advertências

  • Lide com personalidades problemáticas tentando compreender o que motiva o comportamento delas para que você possa adaptar-se aos seus comportamentos. Compreendendo a maneira como as pessoas se comportam, você poderá interagir com elas de modo eficiente.
  • Por exemplo, no local de trabalho seja firme com as pessoas provocadoras e não permita que elas o pressionem a fazer o que você não quer. Seja persistente nas suas opiniões, mas aja com cuidado.
  • Junto das pessoas que se lamentam, evite agir de forma simpática, principalmente, se você sentir que as reclamações delas são infundadas. Ao invés, pergunte que tipo de ações eles planejam para alterar a situação conflituosa. Pergunte-lhes diretamente o que elas querem.

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