Como resolver um espelhamento dos cilindros

Escrito por tony oldhand | Traduzido por ana marques
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como resolver um espelhamento dos cilindros
As peças internas do motor devem ter diferentes acabamentos desde lisos espelhados a acetinados (car engine image by itsallgood from Fotolia.com)

As peças internas do motor de um carro devem ter diferentes acabamentos. Algumas partes, como o virabrequim, devem ter um acabamento liso espelhado. O interior de um cilindro, no entanto, tem de ter um acabamento acetinado. Ao longo do tempo, o acabamento acetinado transforma-se em um espelhado polido devido à fricção constante do pistão. Esta condição é conhecida como um "espelhamento" dos cilindros. Isto é péssimo, uma vez que todas as propriedades de lubrificação são perdidas pois o óleo não pode aderir aos lados. Técnicas simples, mas eficazes, resolverão seu espelhamento dos cilindros e devolverão seu motor à sua antiga glória.

Outras pessoas estão lendo

Brunimento feito a mão

Para brunir manualmente, primeiramente adquira uma lixa de granulação 100. Coloque óleo de lubrificação nº 30 no interior do cilindro. Dobre um pedaço de pano de cerca de 10 cm². Coloque o pano sobre a lixa. Comece a lixar o interior do pistão. A direção do lixar é essencial. Inicie a partir do topo, e torça sua mão em uma meia volta conforme você avança para baixo do cilindro e tenta lixar as ranhuras do tambor injetor. Repita, virando a mão para o outro lado. O resultado final é um padrão de hachuras cortadas nas paredes do cilindro, com um acabamento acetinado. A Universidade de Michigan recomenda que as linhas se cruzem entre 22º e 32º (ver referência 1, página 63). Brunir manualmente é muito tedioso, mas é uma técnica mais propícia para o lixamento de motores raros. O objetivo do método é remover o esmalte, sem a eliminação do metal. Máquinas de brunimento são mais rápidas, mas removem os metais no processo.

Brunimento com pedras

As furadeiras com pedras de brunimento estão disponíveis em qualquer loja de autopeças. Esta é um dispositivo que tem dois ou três encaixes de pedras sobre um quadro de mola. Primeiramente, monte a estrutura de sua broca. Uma furadeira de velocidade variável é recomendada para que você possa controlar a velocidade de corte. Aplique o óleo no cilindro. Feche a estrutura da ferramenta de polimento e insira-a no cilindro. Comece com sua furadeira na velocidade mais lenta, trabalhe o polimento de dentro para fora do cilindro. Se polido corretamente, você terá um padrão de hachuras.

Bottle hone

Um polidor "bottle hone" é um produto novo no mercado. Ele parece uma escova grande para garrafas, porém tem pedras abrasivas de formato redondo nas pontas de suas cerdas. A vantagem de um "bottle hone" sobre uma pedra polidora é que a uniformidade do corte na profundidade é melhor. Outra vantagem é que ele não remove tanto metal quanto a pedra polidora. Você o opera da mesma maneira que a pedra. Comece sua furadeira na velocidade mais baixa e trabalhe o pincel para cima e para baixo no cilindro conforme sua broca estiver girando.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível