Como resolver o problema de um programa de computador que não está respondendo

Escrito por kefa olang | Traduzido por luiz cezar guimarães júnior
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como resolver o problema de um programa de computador que não está respondendo
Siga os passos abaixo caso você tenha um programa que não esteja respondendo (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Os computadores com Windows travam e param de responder quando há erros de sistema causados por "spyware", vírus e "trojans", alterações impróprias no sistema e erros de registro. Os programas podem param de responder minutos após iniciados; outros ficam sem resposta quando são usados por muito tempo. Quando isso acontece, o programa exibe a mensagem "Programa não está respondendo" e como consequência diminui o desempenho e velocidade do computador. Mas medidas simples, como a desfragmentação de seu sistema, limpeza do registro e remoção de vírus, podem resolver esses problemas no seu computador.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Inicie seu programa antivírus e clique no botão "Atualizar" para instalar as atualizações de definição de vírus ou "spyware". Se não tiver um programa antivírus, baixe e instale o AVG free (consulte Recursos).

  2. 2

    Faça uma verificação completa do sistema e apague todos os arquivos infectados. Feche o programa antivírus.

  3. 3

    Execute uma ferramenta de limpeza de registro. Se não tiver uma ferramenta para isso, baixe e instale o CCleaner free (consulte Recursos).

  4. 4

    Após instalado, inicie seu programa e clique no botão "Registry" (registro) no painel esquerdo. Clique em "Search for issues" (procurar problemas). O CCleaner buscará por arquivos .dll perdidos, sobras de valores de registro de aplicativos desinstalados e muito mais.

  5. 5

    Clique em "Fix selected issues" (corrigir os problemas selecionados) quando a verificação for concluída e clique em "Yes" (sim) para fazer back-up e salvar o registro. Clique em "Fix all selected issues" (corrigir todos os problemas selecionados) e clique em "OK" para remover as entradas desnecessárias do registro e reparar as que estão danificadas.

  6. 6

    Desfragmente o sistema do seu computador para alocar arquivos dispersos. Para desfragmentar, vá em "Iniciar" e clique em "Todos os programas".

  7. 7

    Role para cima e selecione "Acessórios". Clique em "Ferramentas do sistema" e depois em "Desfragmentador de disco". Clique no disco rígido do seu computador e em "Desfragmentar".

  8. 8

    Desinstale e reinstale o programa caso ele não responda toda vez que usá-lo. Para desinstalar o programa, clique no botão "Iniciar" do Windows e vá em "Painel de controle". Clique duas vezes em "Adicionar ou remover programas" e depois no programa que deseja desinstalar e clique em "Remover/desinstalar". Clique em "Sim" para confirmar e desinstalar o programa.

  9. 9

    Insira o disco de instalação do seu programa na unidade de CD-ROM do seu computador e reinstale-o. Se tiver que reinstalá-lo por meio de um download, navegue até o site e baixe o programa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível