Como resolver os problemas em um carburador de uma moto Yamaha

Escrito por william machin | Traduzido por alexandre lima
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Como resolver os problemas em um carburador de uma moto Yamaha
Verifique os carburadores da sua moto Yamaha para resolver problemas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A maneira mais efetiva de resolver os problemas do carburador de uma moto Yamaha é entendendo a mecânica básica da peça. As motos Yamaha usam carburadores valvulados Mikuni. Ao girar o acelerador, uma válvula do pistão é aberta na peça, fazendo com que a mistura de combustível e ar seja puxada pelo coletor de admissão do motor. É possível ajustar a mistura através de um parafuso de ajuste no carburador. Problemas menores com essas peças estão relacionados com o combustível, o cabo de aceleração ou a mistura. Outros estão relacionados com componentes externos.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Chave de fendas
  • Pote de vidro
  • Chave de boca métrica

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Instruções

    Suprimento de combustível

  1. 1

    Abasteça o tanque com combustível sem chumbo. Gire a torneira de combustível no lado de baixo do tanque para a posição "Closed" (fechado). Siga o caminho da mangueira de combustível, desde a torneira até o carburador, para encontrar a braçadeira que prende a mangueira. Solte o parafuso da braçadeira girando-o no sentido anti-horário com uma chave de fendas. Coloque um pequeno pote de vidro embaixo da conexão e puxe a mangueira.

  2. 2

    Segure a extremidade da mangueira dentro do pote e, com a outra mão, coloque a torneira na posição "Open" (aberta). Se o combustível não fluir para o pote, podem haver detritos no tanque ou um problema com a torneira. O fluxo de combustível indica que essas peças estão sem problemas.

  3. 3

    Feche a torneira. Coloque a mangueira de volta no lugar e aperte a braçadeira com uma chave de fendas.

    Cabo do acelerador

  1. 1

    Siga o cabo do acelerador desde o acelerador até o carburador. Localize o parafuso regulador do cabo onde este se conecta ao carburador.

  2. 2

    Fique em um lado da moto onde consiga alcançar o acelerador e observar o comportamento do cabo ao mesmo tempo. Gire lentamente o acelerador até sentir que o cabo está sob pressão.

  3. 3

    Ajuste o cabo utilizando uma chave de boca métrica para girar o parafuso ajustador no topo do carburador. Gire no sentido horário ou anti-horário, quando necessário, para folgar o cabo. A tensão deve ser imediata ao girar o acelerador. Você deve trocar o cabo se o ajuste não for possível ou não durar muito tempo.

    Mistura de ar e combustível

  1. 1

    Abra a torneira do combustível. Ligue a moto e espere ela aquecer, sem acelerar. Localize o parafuso de latão na lateral do carburador, logo acima da câmara. O parafuso têm uma cabeça de fenda e uma mola de tensão que o prende ao carburador.

  2. 2

    Gire o parafuso no sentido horário, em incrementos de 1/4 de volta, até perceber que o motor está começando a ficar mais calmo. Gire no sentido anti-horário da mesma forma, até escutar ele acelerar e se acalmar novamente.

  3. 3

    Continue a girar o parafuso no sentido horário ou anti-horário, em incrementos de 1/4 de volta, até que a rotação do motor parado seja maior.

Dicas & Advertências

  • Troque o filtro de ar e de combustível para melhores resultados. Leve a moto a um mecânico se os problemas persistirem. Problemas internos são corrigidos refazendo o carburador. Obtenha um kit de carburador, se necessário, e siga as instruções para refazer a peça.

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