×
Loading ...

Como resolver problemas com folhas de magnólia que estão ficando amarelas

Atualizado em 17 abril, 2017

Perfeitas para o sombreamento, as magnólias podem chegar a uma altura de 7 a 12 m durante o seu ciclo de crescimento. Produzindo flores brancas ou rosadas, essas árvores oferecem um poderoso aroma quando estão em plena floração. Como todas as espécies de plantas, a poderosa magnólia é suscetível a riscos ambientais e nutricionais durante sua vida útil, e deve ser tratada com cuidado para prosperar. As doenças mais comuns da magnólia são frequentemente associadas com o pigmento e a condição das folhas; a descoloração muitas vezes varia do amarelo ao marrom. Siga estes passos para diagnosticar a doença de sua magnólia.

Instruções

Árvore de magnólia em plena floração (magnolia image by Edsweb from Fotolia.com)

    Diagnóstico

  1. Identifique a condição atual de sua magnólia. Anote a cor da folha da sua árvore, além de qualquer descoloração nos ramos e infestações de insetos de qualquer tipo. Quando as folhas de uma magnólia alteram entre o amarelo e o marrom, pode ser o resultado de condições e/ou doenças ambientais.

    Loading...
  2. Identifique a cor geral da folha. Se as folhas da magnólia forem de um amarelo ou marrom escuro com veias verdes, isso pode indicar uma grave deficiência de ferro, muitas vezes causada por um pH alcalino (valor nutricional no solo) - um nível de pH de 6,5 e acima. A clorose é o termo técnico para uma planta com falta de ferro, e só pode ser devidamente diagnosticada pelo teste de uma amostra de solo (ver seção II).

    Folhas amarelas com veias verdes (autumn green&yellow fallen leaves image by Maria Brzostowska from Fotolia.com)
  3. Não regue sua árvore excessivamente. O excesso de água em sua árvore irá produzir excesso de umidade do solo e elevar o nível de pH.

    Regue a árvore com moderação (arrosage image by Nath Photos from Fotolia.com)
  4. Avalie suas condições climáticas atuais e o efeito sobre outras plantas nas proximidades de suas magnólia. Depois de um inverno brutal ou verão muito quente, as árvores e as plantas podem sofrer uma série de alterações que resultam em folhas com alterações pigmentares. Se outras plantas e árvores em sua propriedade forem afetadas pelas suas condições climáticas atuais em uma forma similar, é provável que a Mãe Natureza seja a culpada. Mantenha uma poda adequada, adubação e técnicas de rega até que uma melhora seja notada.

    Árvore durante o inverno (winter image by Marcin Karpeta from Fotolia.com)
  5. Passe o ancinho em todas as folhas amarelas que caem de sua árvore de magnólia. As plantas podem desenvolver infecções fúngicas temporárias que podem ser tratadas por uma manutenção adequada e eliminação das partículas infectadas. Se as folhas de sua magnólia estiverem sofrendo de uma infecção fúngica temporária, simplesmente junte as folhas e coloque-as em sacos de lixo.

    Recolha as folhas e jogue-as no lixo (man raking leaves image by palms from Fotolia.com)

    Teste seu solo

  1. Consulte um órgão responsável por análise de solo para obter um kit de testes gratuito. Colete amostras de solo seguindo as instruções do kit. Use uma sonda de solo, atinja uma profundidade de 15 cm e recolha de 15 a 20 amostras do núcleo do solo nos arredores da árvore afetada.

    Amostra de solo (growing plant in soil image by joanna wnuk from Fotolia.com)
  2. Esvazie de todas as amostras do núcleo do solo em seu balde de plástico e misture as amostras com a mão. Misture o solo durante três a cinco minutos.

  3. Preencha de três a quatro sacos plásticos com as amostras de solo e lacre firmemente. Em cada saquinho de amostra de solo, inclua uma descrição dessa amostra, data e local de onde foram retiradas, fertilizantes atuais e tratamentos de crescimento que foram utilizados em sua propriedade, as preocupações específicas sobre a saúde geral da sua árvore, e os testes que você deseja realizar em seu solo. Dependendo das recomendações do órgão responsável, você pode solicitar o teste para a compactação do solo, pH, umidade e estrutura para averiguar a condição atual do seu solo.

  4. Continue com seu teste de solo. Faça todas as alterações necessárias e recomendadas a partir dos resultados do teste.

Loading...

Dicas

  • Pegue uma amostra de uma folha sem cor e leve-a para um órgão de pesquisa responsável e respeitável para um possível diagnóstico.
  • Lembre-se de que sua magnólia deve ser regada uma vez por semana usando de 55 a 75 litros de água para os dois primeiros anos de sua vida.
  • O terceiro ano deve envolver uma rega duas vezes ao mês, utilizando de 55 a 75 litros de água.
  • O quarto ano e os seguintes exigirão uma rega apenas quando pouca ou nenhuma chuva cair ou quando as folhas começarem a murchar.

Aviso

  • Não tente tratar a clorose ou qualquer inconsistência do seu solo por conta própria. Procure sempre o aconselhamento de um profissional treinado, que possa recomendar o adubo e tratamento adequados para sua magnólia.

O que você precisa

  • Mangueira
  • Água
  • Ancinho
  • Sacos de lixo
  • Sonda de solo
  • Balde de plástico
  • Saquinhos de plástico
  • Caneta
  • Papel
  • Fertilizante

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...