×
Loading ...

Como resolver quebra-cabeças 3D de madeira em formato cúbico com uma bola dentro

Atualizado em 03 abril, 2017

Quebra-cabeças mecânicos feitos de madeira são brinquedos populares, e um dos mais comuns é o do objeto preso, onde o objetivo é libertar o mesmo. A dificuldade destes quebra-cabeças varia de simples o bastante para uma criança resolver até extraordinariamente difícil - ou até impossível. Quando o objeto preso é uma bola, não há manipulação que mudará sua orientação, e a solução precisará de uma aproximação criativa ou não convencional.

Instruções

Resolva um quebra-cabeça de madeira 3D de 12 peças de uma bola presa (Phil Ashley/Lifesize/Getty Images)

    Parte 1

  1. Examine o quebra-cabeça e procure por partes móveis. Determine se o cubo é feito de uma peça de maneira única, sólida, ou se ele possui juntas ou costuras. Procure especialmente por costuras escondidas.

    Loading...
  2. Manipule qualquer parte móvel para sentir como elas são feitas para se mover. Em muitos quebra-cabeças deste tipo, como o de 12 peças com uma bola presa, para chegar à solução você deverá mover as peças uma por uma, tentando e errando. Use uma aproximação mais sistemática para ter certeza de que você não vai errar nenhuma combinação possível.

  3. Procure por juntas e costuras na madeira para encontrar partes complicadas como portas ou fechos magnéticos escondidos, ou ainda por lados compostos por molas. Por exemplo, o segredo para um quebra-cabeça de metal Alcatraz é uma barra escondida, guardada por um ímã que pode ser removido; um quebra-cabeça de madeira pode ter uma solução similar, especialmente se não possuir nenhuma peça móvel óbvia.

  4. Considere até mesmo se a madeira possui alguma propriedade que pode ser a chave para a solução. Por exemplo, uma solução clássica para um certo quebra-cabeça de madeira, publicado em 1931 na revista "Popular Science", requer que a madeira seja mergulhada em água quente para fazê-la expandir e ficar mais flexível. Um objeto já preso ou uma seção pode ser então removido.

  5. Lembre que alguns quebra-cabeças deste tipo podem na verdade ser truques ou conceitos que não têm solução. Um carpinteiro habilidoso, por exemplo, pode esculpir uma bola presa em uma gaiola em formato de cubo a parir de um único bloco de madeira, sem que seja possível retirar a bola sem cortar a madeira.

Loading...

Dicas

  • Vários quebra-cabeças de madeira são vendidos com instruções impressas revelando sua solução. Se você não consegue resolver o quebra-cabeça e ele não inclui uma solução impressa, entre em contato com o criador do quebra-cabeça ou com seu fabricante.
  • Quebra-cabeças são feitos para encorajar um pensamento criativo, então nenhum artigo poderá cobrir todas as soluções possíveis. Use estratégias de "pensamento horizontal" para pensar em novas abordagens ao quebra-cabeça de madeira que está quebrando sua cabeça.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...