×
Loading ...

Respiração pela boca e pelo nariz no canto

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Na maior parte das vezes, é muito mais benéfico respirar pelo nariz do que pela boca. De acordo com o especialista em respiração Dr. Steven Park, não respirar pelo nariz pode mudar o ritmo cardíaco e a pressão arterial, além de diminuir a absorção de oxigênio nos pulmões. Isto aplica-se às atividades diárias como o sono, exercício, trabalho ou quando se está apenas passando o tempo. Mas quando se trata de cantar, você vai preferir, algumas vezes, respirar pela boca, e não pelo nariz. Sua escolha depende da situação e do resultado desejado.

Ao cantar, às vezes você respira pelo nariz; e outras, pela boca (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Vantagens de respirar pela boca

Há dois momentos básicos na respiração: inalação e exalação, ou inspiração e expiração. Ao inalar o ar pela boca, ele passa mais rapidamente para os pulmões. Quanto mais rápido o ar entra nos pulmões, mais rapidamente ele pode ser exalado. Quando o ar é exalado dos pulmões, ela passa pelas cordas vocais, produzindo som. Nesse caso, se você respirar pela boca, você pode produzir sons mais fluentes — o que é benéfico para um cantor. Outro benefício de respirar pela boca ao cantar tem a ver com o posicionamento da língua do cantor. Respirar pela boca deixa a língua em uma posição baixa, que ajuda o cantor a atingir os sons desejados durante o canto.

Loading...

Desvantagens de respirar pela boca

Há apenas uma desvantagem real quando se trata de respirar pela boca ao cantar. Quando se usa a boca para inalar o ar, a garganta seca constantemente, o que pode ser prejudicial para quem canta. Obviamente, quando a garganta seca, torna-se mais difícil de produzir som. É por isso que muitos cantores contam com sprays de garganta e chás para tratar a garganta antes e depois de uma apresentação.

Vantagens de respirar pelo nariz

Respirar pelo nariz, geralmente, é visto como menos vantajoso para os cantores, mas existem alguns benefícios ao escolher a respiração nasal. Respirar pelo nariz é considerado melhor em termos de higiene, e acredita-se que protege melhor os pulmões, que são vitais na produção de som.

Desvantagens da respiração nasal

O palato mole é uma parte da boca que cria um bloqueio entre as cavidades nasais e orais. Os cantores aprendem que o palato mole deve ser mantido elevado, a fim de maximizar o espaço e melhorar o som. Pode ser difícil de controlar o palato mole durante a respiração nasal, mas não é impossível. Outra dificuldade da respiração nasal tem a ver com desempenho básico. Assim como é difícil respirar pelo nariz enquanto se fala, pode ser difícil respirar pelo nariz enquanto se canta.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...