Como responder à uma acusação de mentira feita pelo seu chefe

Escrito por tanya gulliver Google | Traduzido por luciana ferraz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como responder à uma acusação de mentira feita pelo seu chefe
Conversar com um patrão acusador é uma tarefa arriscada (verifying boss image by Sergii Shalimov from Fotolia.com)

Ser acusado por seu chefe de mentir pode criar uma situação bastante desconfortável e pode levar à um ambiente de trabalho hostil. Sua resposta a seu chefe depende de muitos fatores, inclusive relações prévias de trabalho além do tamanho e da estrutura da organização e a precisão da acusação de seu chefe. Independente da situação, é importante manter a calma, pensar racionalmente e não reagir pela emoção. Seu futuro na organização pode depender da sua reação às acusações.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Política de pessoal da companhia

Lista completaMinimizar

Instruções

    Determinar a precisão

  1. 1

    Escute cuidadosamente à acusação feita por seu chefe. Mantenha-se tão calmo quanto possível.

  2. 2

    Faça perguntas esclarecedoras, se houver algo que você não entender, suas perguntas devem abranger estes pontos. Questione sobre a fonte da informação e peça provas de qualquer irregularidade.

  3. 3

    Considere se há verdade nas declarações feitas por seu chefe. O que ele diz é verdadeiro ou infundado? Seus próximos passos dependem da veracidade das declarações.

    A acusação é verdadeira

  1. 1

    Desculpe-se com seu chefe, não importam seus motivos, o que você fez foi errado. Suas desculpas devem deixar claro que você entende seu erro.

    Como responder à uma acusação de mentira feita pelo seu chefe
    Um pedido de desulpas a seu chefe por mentir pode te ajudar a manter seu emprego (lie or not lie? image by Slyadnyev Oleksandr from Fotolia.com)
  2. 2

    Explique seus atos, se houver um motivo -- e há somente alguns que são aceitáveis -- exponha seu caso à seu empregador. Se você disse que o trânsito te fez chegar atrasado, por que estava envergonhado em admitir uma briga com sua esposa, diga. É inconsequente. Noentanto, se você mentiu sobre seus horários, despesas, assédio à outro empregado, ou mentiu a um cliente, você realmente deve justificar seus atos.

  3. 3

    Prove que sua mentira foi para o bem da companhia. Se sua mentira foi com a intenção de manter a paz com um cliente ou para fazer boa fama de seu chefe -- ou até para cobrir um erro de um colega de trabalho -- admitir a mentira e explicar seus fundamentos podem te fazer parecer mais competente aos olhos de seu chefe.

  4. 4

    Peça perdão. Em casos de mentiras inconsequentes que não tenham relação ao trabalho, isso deve ser o suficiente. No entanto, prepare-se para ser advertido ou receber uma suspensão.

  5. 5

    Melhore sua imagem, converse com seu chefe sobre o que você precisa fazer para provar à ele sua confiabilidade. Esforce-se em seu trabalho para se redimir.

  6. 6

    Aceite as consequências, por mais que tenha admitido sua mentira e se desculpado, o fato é que você mentiu para seu chefe. Dependendo das leis do seu estado ou da política de pessoal do seu empregador, este incidente pode levar à demissão por justa causa.

    Falsas acusações

  1. 1

    Documente tudo que prove seu caso, ser acusado de mentir quando você não mentiu é desafiador. Seu melhor recurso é provar a seu chefe que ele está enganado sobre o assunto.

  2. 2

    Forneça documentos que provem seu desempenho no trabalho, isso vai contrariar afirmações de má conduta ou comportamento anti profissional . Se a mentira for baseada na sua ética de trabalho, então entregue cartas de referência, relatórios de desempenho ou cartas de agradecimento de clientes, isso vai ajudar a apoiar seu trabalho real.

  3. 3

    Peça para confrontar seu acusador caso a informação venha de terceiros, uma discussão mediada pode ajudar a resolver a situação, se for um caso de mal entendido ou um conflito entre você e um colega de trabalho.

    Recursos legais

  1. 1

    Contate o departamento de recursos humanos (em grandes companhias) ou seu sindicato (em locais de trabalho sindicalizado). Estes representantes vão ajudá-lo a traçar seu caminho através do sistema e te fornecer instruções.

  2. 2

    Consulte sua política de pessoal, bem como as leis federais e estaduais, para saber se há possibilidades de recursos, especialmente em locais de trabalho hostis.

  3. 3

    Contrate um advogado especializado em leis trabalhistas, se você achar que foi demitido inadequadamente ou estiver sofrendo no local de trabalho por causa das acusações de seu empregador, um advogado pode te ajudar a coseguir reparações.

    Como responder à uma acusação de mentira feita pelo seu chefe
    Utilize um advogado para combater demições errôneas (lawyer isolated stamp image by Tjall from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível