Como responder a um anúncio com um currículo

Escrito por kate bluest | Traduzido por carla yoshida
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Como responder a um anúncio com um currículo
Um primeiro contato positivo é o primeiro passo para se conseguir uma entrevista e decolar em um emprego (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

As primeiras impressões marcam. Por esta razão, é importante responder a um anúncio de emprego de maneira profissional sem criar trabalho ou ser inconveniente para a pessoa que lerá seu currículo. Em tempos em que o mercado de trabalho está bem concorrido, o mais importante de tudo é que inicie o primeiro contato de forma adequada para que seu currículo não acabe sendo deixado na lixeira.

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

  1. 1

    Leia o anúncio cuidadosamente. Siga as instruções do contratante quando responder ao anúncio. Instruções comuns incluem o envio do seu currículo via fax, correspondência ou e-mail. Os empregadores pedem aquilo que é ideal a eles e se as instruções não forem seguidas, você pode causar uma má impressão.

  2. 2

    Crie uma carta de apresentação em formato padrão. Pense nessa carta como uma carta de venda que será o seu guia para o seu currículo. A carta tem que ir direto ao ponto que o empregador está procurando para a posição. Destaque experiências e habilidades que se relacionem com as qualificações descritas e exigidas no anúncio. Termine a carta perguntando pela entrevista (ex.: fico na expectativa de uma entrevista). Inclua informações para contato na sua carta e no seu currículo. Faça uma carta curta. O ideal é que ela não ultrapasse dois terços de uma página. Não faça mais que uma página. Leia o anúncio cuidadosamente; alguns deles pedem para que não envie a carta. Se não especificarem essa informação, sempre envie-a.

  3. 3

    Salve seu currículo e sua carta de apresentação nesses formatos: Microsoft Word (.doc ou .docx), PDF (.pdf) ou TEXT (.txt). Esses são os formatos padrões que os empregadores requerem quando pedem o envio do currículo. Quando o seu currículo e sua carta são salvos no formato de texto, a formatação pode se perder e talvez necessite a edição para que estejam apresentáveis.

  4. 4

    Para responder a um anúncio de emprego de forma on-line: use seus arquivos no formato texto (.txt). Copie e cole as informações pedidas no formulário e envie.

  5. 5

    Para responder a um anúncio por e-mail: copie e cole sua carta de apresentação no corpo do e-mail. Anexe essa carta e seu currículo ao e-mail e envie.

  6. 6

    Para responder a um anúncio de emprego por fax: adicione uma página ao fax e depois envie a carta e o currículo para o número especificado. Caso não tenha fax, há sites em que é possível enviar faxes eletrônicos.

  7. 7

    Para responder a um anúncio de emprego pessoalmente: imprima a carta de apresentação e o currículo em um papel de boa qualidade. Leve-os com você. Não os amasse ou dobre. Guarde-os em uma pasta ou em outro local que os proteja.

Dicas & Advertências

  • A menos que esteja especificado o envio do currículo e da carta no formato Microsoft Word (.doc), prefira enviá-los no formato PDF (.pdf), pois assim é certo que eles serão vistos exatamente como você quer.
  • Sempre atenda qualquer requisito específico feito pelo empregador no anúncio.
  • Use fontes padrão no seu currículo. Se não o fizer, quando enviar no formato Microsoft Word, ele pode não se apresentar da maneira desejada. Então, para se evitar isso, sempre envie seu currículo no formato PDF, a menos que seja pedido o contrário.

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