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Como responder à uma avaliação de desempenho injusta

Atualizado em 23 março, 2017

Em um mercado de trabalho competitivo como o de hoje, uma avaliação de desempenho negativa pode ser um sinal de um problema no trabalho. Se você acredita que sua avaliação tenha sido injusta, a falha de uma postura correta ao lidar com a situação pode significar uma possível demissão. Mesmo que uma avaliação injusta desperte tristeza, sentimentos negativos e até raiva, é importante que você mantenha a compostura o tempo todo.

Instruções

A melhor maneira de lidar com uma avaliação injusta é manter a calma e ser profissional (work image by nutech21 from Fotolia.com)
  1. Tenha um caderno de anotações com você durante a avaliação para que possa fazer anotações e escrever pontos negativos ou injustos que seu supervisor esteja fazendo. Depois de ser avaliado, peça uma cópia escrita do relatório. A maioria das empresas que executam este tipo de avaliações guardam a cópia escrita junto com os outros arquivos do funcionário.

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    Tenha um caderno de anotações com você durante a avaliação (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)
  2. Tome o tempo que for preciso para rever sua avaliação. Se você acredita que seu gerente tenha sido injusto, escreva os motivos a seu favor e coloque também evidências ou exemplos relacionados ao seu trabalho que o faça re-avaliar a situação.

    Analise cuidadosamente sua avaliação (Erik Snyder/Digital Vision/Getty Images)
  3. Peça uma outra reunião com seu gerente para que vocês possam rever a avaliação. Tenha com você a lista de anotações que alegam os pontos a seu favor. Explique que você valoriza seu trabalho e acredita que o resultado da avaliação tenha sido um mal-entendido. Mostre seu ponto de vista de uma maneira sutil e respeitosa. Pergunte se há algo que possa fazer para melhorar seu desempenho. Se seu gerente concordar que a avaliação foi de fato injusta, peça para que o relatório seja trocado.

    Explique seu ponto de vista de uma maneira sutil e respeitosa (Todd Warnock/Digital Vision/Getty Images)
  4. Escreva uma carta formal ao seu chefe com os detalhes da reunião e com o resultado final. Providencie uma cópia para o departamento de recursos humanos para manter junto ao seu arquivo. Este passo é muito importante caso seu gerente não concorde em alterar a avaliação.

    Escreva uma carta formal ao seu chefe (David Woolley/Photodisc/Getty Images)
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Aviso

  • Nunca perca a educação com seu chefe ou gerente após receber uma avaliação injusta. Não discuta a avaliação com seus colegas de trabalho ou fale de maneira negativa sobre seu gerente. Não ameace pedir demissão ou encontrar outro emprego a não ser que esteja preparado para fazer isso.

Referências

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