Como responder cartas de reclamação para um restaurante

Escrito por herman cruz | Traduzido por luciana p. s. lopes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como responder cartas de reclamação para um restaurante
Responder uma carta de reclamação é uma boa prática empresarial (letter image by chrisharvey from Fotolia.com)

Responder adequadamente a cartas de reclamação é fundamental se você quiser ganhar a reputação de ter um excelente serviço de atendimento ao cliente. Se não o fizer com profissionalismo, simpatia e uma atitude com foco no cliente, poderá sair perdendo no futuro. Entretanto, se a queixa for tratada de forma eficiente, você poderá ganhar um freguês leal que poderá trazer mais movimento para seu restaurante e divulgar de forma positiva o seu negócio para a família, os amigos e colegas de trabalho. Embora seja possível que qualquer empresa cometa erros, a forma como lida com eles é que determinará seu sucesso.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Lidando com queixas rotineiras

  1. 1

    Entre em contato com o cliente e mostre que você deseja saber mais sobre o problema. Caso a carta não tenha um número de telefone ou endereço de e-mail, envie uma carta para o cliente com suas informações de contato, para que ele possa se comunicar diretamente com você.

  2. 2

    Lembre-se de que o cliente sempre tem razão. Demonstre simpatia e analise o problema a partir do ponto de vista da pessoa.

  3. 3

    Não considere o problema como um ataque pessoal. Adotar um posicionamento neutro irá ajudá-lo a responder de forma cortês e controlada.

  4. 4

    Preste atenção à reclamação do cliente, a fim de entender totalmente a situação.

  5. 5

    Dê uma resposta sincera, adotando um tom de desculpas. Mostre que você aprecia a preferência e o retorno dado por eles. Diga que essas informações vão ajudá-lo a melhorar o atendimento no restaurante, a comida ou qualquer que seja o problema.

  6. 6

    Ofereça um desconto, reembolse o preço da refeição ou providencie um cartão presente, sendo este último um excelente meio de criar lealdade e pode funcionar melhor, pois estimulará o cliente a voltar ao restaurante.

  7. 7

    Pergunte se a forma como você tratou a situação foi satisfatória. Caso o cliente continue chateado, mantenha um tom amigável e pergunte qual abordagem o deixaria feliz. A final de contas, o objetivo é aproveitar a situação para conquistar um cliente leal.

    Queixas com possíveis responsabilidades legais

  1. 1

    Analise com cautela uma carta de reclamação que pode se desenvolver em uma questão judicial. Se o cliente se intoxicou com a comida ou encontrou objetos estranhos no alimento, você deve lidar com isso tentando apaziguá-lo, bem como investigar os fatos.

  2. 2

    Usando um tom de desculpas, conte ao cliente que você irá reembolsar o custo da refeição e ofereça um cartão presente com um saldo para cobrir o valor gasto anteriormente.

  3. 3

    Pergunte o que ele comeu, caso a queixa tenha a ver com intoxicação alimentar. Explique que está fazendo isso para saber quais ingredientes foram utilizados naquela refeição e para certificar-se de que não aconteça novamente.

  4. 4

    Ofereça-se para pagar as despesas, caso o cliente tenha recorrido a tratamento médico.

Dicas & Advertências

  • Preste atenção em sua linguagem corporal ao deparar-se com um cliente nervoso. Talvez não esteja dizendo nada negativo, mas sua postura corporal pode estar fazendo isso por você.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível