Como responder a falsas acusações

Escrito por ehow contributor | Traduzido por joan diaz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Nada é mais frustrante do que ser acusado de algo que você não fez. Acusações podem ser feitas em qualquer nível num ambiente comunitário como uma classe, trabalho ou em casos mais sérios como num caso criminal. Aqui temos algumas dicas sobre como responder a falsas acusações.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Não diga nada. É claro que isto depende de qual seja a situação, mas na maioria dos casos, se alguém o acusar de alguma coisa, o melhor a se fazer é não dizer nada. Parece um conselho estranho, mas no momento da acusação as emoções podem vir à tona. Se alguém o acusou de alguma coisa, eles provavelmente já estavam frustrados, preocupados ou mesmo bravos. Dizendo a eles que você é inocente, um ponto de vista contrário ao deles, muito provavelmente você irá apenas inflamar o argumento. Às vezes as acusações requerem mesmo uma resposta imediata; neste caso, sugira uma mudança de ambiente. Diga comedidamente ao acusador que você acredita que eles estão enganados. Ofereça saírem para almoçar ou tomar café e deixar você explicar seu lado da história para eles. Isto irá desfazer a tensão daquele momento. Reiterando, faça isto apenas quando for necessário.

  2. 2

    Pense em representação. Agora que você foi acusado de alguma coisa, tire um momento para pensar se precisa de aconselhamento, legal ou externo. Se não tiver certeza, chame um advogado e fale com eles. Normalmente não há cobrança para a consulta inicial. Não ignore este conselho. Certos assuntos parecem pequenos, mas podem rapidamente fugir de controle se você for deixado por conta própria e colocado em posição de escolher suas palavras cuidadosamente.

  3. 3

    Junte evidências. Como você sabe que é inocente, agora é a hora de juntar a evidência que apoia seu argumento. Isto vai obviamente ser diferente em cada situação. Pense sobre recebimentos de cartão de crédito, consultas, e-mails, extratos bancários, etc. Qualquer coisa escrita que pode apoiar seu argumento irá auxiliá-lo a eliminar as afirmações contra sua pessoa. Junte todos esses elementos.

  4. 4

    Prepare seu argumento. Tome suas evidências e organize-as de um jeito que faça sentido lógico para apoiar sua afirmação. Se tiver sido acusado de trair seu cônjuge, comece falando sobre onde esteve naquela noite, mostre recibos ou outras provas que confirmem sua afirmação em ordem cronológica. Enquanto você comprime o espaço de tempo onde e com quem você esteve, você irá aos poucos ganhar a discussão. A cronologia é a chave para que seu argumento faça sentido. Se alguém o acusar por meio escrito, responda também por meio escrito. Por exemplo, uma companhia de TV por assinatura pode querer dizer que você não devolveu uma certa caixa após se mudar. Respondendo por escrito, você estará criando uma prova que pode ser usada como evidência ou pela companhia de TV por assinatura ou por escritórios de crédito. Mesmo que você tenha que escrever várias cartas ao longo de muitos meses, isto servirá bastante para estabelecer a verdade de sua história.

  5. 5

    Entre em contato com a pessoa que abriu a acusação. Se tiver aconselhamento legal, obviamente é para seguir suas instruções, pois certamente não vão querer que você entre em contato com a outra parte. Mas se isto for uma questão que deve ser feita pessoalmente, é hora de contatar mesmo a outra parte. Marque uma hora em que vocês possam se encontrar para contar-lhe a sua parte da história. Lembre-se de se manter calmo e respeitoso no telefone. Também não é aconselhável encontrar-se com essa pessoa em seu escritório ou área de influência. Sugira um local neutro como uma cafeteria ou restaurante.

  6. 6

    Explique sua parte. Agora que está cara a cara com a pessoa, fale da acusação proferida contra você. Lembre-se de manter as emoções fora do caminho. Se tiver feito seu dever de casa corretamente e tiver as evidências, deve ser mais fácil eliminar a acusação. Coloque-as em ordem cronológica. Dê-lhe uma chance de responder. Não espere um pedido de desculpas, pois pode ou não acontecer mesmo. De fato, pode até se sentir envergonhado se você provar estar certo. Saiba também que algumas pessoas precisam "concordar em discordar". Isto é, se não houver uma ação punitiva a ser sofrida desta acusação, e não conseguir convencer esta pessoa de sua inocência com suas evidências, então é melhor para ambas as partes que abandonem a acusação. É satisfatório? Provavelmente não. Mas no final das contas é só mais uma luta travada no dia-a-dia. Siga em frente para outra coisa que melhore você ou sua carreira e pare de perder tempo com o bobalhão que fez falsas acusações contra você. Você já fez sua parte e se eles não entenderem é problema só deles.

Dicas & Advertências

  • Certifique-se de que tem uma evidência para negar cada ponto da acusação de seu oponente.
  • Se a acusação for criminal, procure por acompanhamento legal imediatamente. Este artigo pretende sanar dúvidas sobre problemas que podem ser resolvidos sem intervenção da lei.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível