on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como responder as perguntas da entrevista situacional

Atualizado em 17 abril, 2017

Nas perguntas das entrevistas situacionais, os candidatos são questionados sobre como responderiam ou agiriam em situações específicas. O objetivo do entrevistador é avaliar suas habilidades de resolução de problemas. Eles querem colocá-lo na situação para descobrir como você lidaria com algo com pouco tempo para planejar-se. O entrevistador também quer ter certeza de que você pode lidar com as atribuições do cargo, e não criar conflitos desnecessários. As perguntas situacionais são utilizadas ​​na triagem de candidatos para todos os diferentes tipos de cargos.

Instruções

  1. Familiarize-se com os detalhes do cargo para o qual você está se candidatando. Tente descobrir exatamente quais deveres serão desempenhados na posição, e quais são os valores da empresa. Saber o que estão procurando ajudará a orientá-lo na direção certa ao responder às perguntas. Seja honesto, mas alinhe as suas respostas às qualidades que eles estão procurando em um empregado.

    Loading...
  2. Observe uma lista de exemplos de perguntas que fazem parte das entrevistas situacionais e pratique boas respostas a elas. Peça a alguém para criticar suas respostas. Outra pessoa também pode ser capaz de apontar qualidades positivas que você pode incorporar nas suas respostas.

  3. Pense em experiências anteriores de outros empregos ou funções de liderança sobre as quais você possa falar. Refresque a sua memória sobre os problemas que surgiram, e exatamente como você lidou com eles. Considere anotar essas experiências para tê-las frescas em sua mente para a entrevista. Se for perguntado como você lidaria com um cliente irritado, sua resposta parecerá mais credível se você pode dizer honestamente que já lidou com a situação de forma eficaz no passado.

  4. Evite falar sobre qualquer coisa que seja controversa, ou aponte suas fraquezas. Suas respostas devem mostrar que você é capaz de resolver problemas e minimizar o conflito de forma ética. Não mencione as experiências passadas em que você não soube lidar bem com as coisas.

  5. Dê respostas detalhadas, mas não divague ou saia pela tangente. Os entrevistadores estão procurando geralmente mais do que uma resposta de uma única frase para questões situacionais. Eles estão tentando obter uma compreensão dos seus processos de pensamento e personalidade, por isso não tenha medo de dar respostas profundas.

  6. Seja específico e proporcione ações ou exemplos concretos, sempre que possível. Diga ao entrevistador as etapas exatas pelas quais você levaria a situação hipotética. Dê a si mesmo um momento para reunir os seus pensamentos em ações organizadas se for necessário, mas evite pausas excessivamente longas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...