×
Loading ...

Como responder quais são suas fraquezas em entrevistas de emprego

Atualizado em 21 março, 2017

Todos têm fraquezas. O segredo é aprender como explicá-las para um possível empregador. A pergunta "quais são suas fraquezas?" é bem direta, objetiva, sem rodeiros e bastante comum em entrevistas de emprego. Quando enfrentar essa questão, há três técnicas que você pode usar para respondê-la de forma eficaz e positiva.

Todos têm qualidades e defeitos (Warning sign for a weak road with a weight limit image by hazel proudlove from Fotolia.com)

Seja positivo

Responda à pergunta com uma característica positiva que possa ser vista como um defeito. Por exemplo, alguém perfeccionista pode dizer que o desejo de ser sempre o melhor é considerado uma fraqueza por alguns indivíduos. Essa resposta funciona por ser um aspecto bom de como você é como trabalhador, mas com honestidade. Como regra geral, é sempre bom se afastar de respostas clichê. Lembre-se de que a maioria dos contratantes já ouviu coisas como: "Eu espero que todos façam seu melhor". Escolha uma afirmação que seja verdadeira e positiva de alguma maneira.

Loading...

Mostre um aprendizado

Responda à pergunta, mas explique como se esforçou para superar sua fraqueza, falando sobre treinamentos, cursos de liderança ou exercícios de formação. Seja o mais específico possível. Por exemplo: "Eu foco minha atenção no plano geral, mas, às vezes, esqueço de pequenos detalhes. Escolhi um curso que me ajudou a melhorar minha produtividade ao mesmo tempo em que me concentro em tarefas maiores."

Preserve sua posição

Evite fraquezas que envolvam o trabalho ao qual se candidatou. Por exemplo, se você se candidatou para ser um promotor de boate, pode ser contraproducente afirmar que não gosta de puxar papo com desconhecidos. Em vez disso, responda com algo que tenha conquistado em outro ambiente de trabalho e explique como isso ajudou em seu sucesso profissional ou aumentou sua produtividade. Sempre use um defeito que demonstre seu crescimento no trabalho.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...