Responsabilidades de um promotor de vendas

Escrito por claudia stanic | Traduzido por elia regina previato
Responsabilidades de um promotor de vendas
Promotores de vendas podem vender qualquer produto, desde cerveja a software de computador (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Se você gosta de conversar com as pessoas e pode pensar rapidamente, pode se dar bem em um trabalho de promotor de vendas. Os profissionais bem sucedidos nessa área podem ganhar salários compatíveis com a quantidade de esforço realizado, uma vez que muitas vezes seus rendimentos são baseados em comissões. Outros traços essenciais da personalidade de um promotor de vendas são persistência e resiliência, porque incorrem em uma série de rejeições.

Vendas

Os promotores de vendas devem atingir metas estabelecidas pela empresa para venda de produtos e são recompensados ​​com base na quantidade vendida. Se não cumprem a cota, correm o risco de perder o emprego. Eles passam por treinamento para melhorar as técnicas e aprender as habilidades para o fechamento de vendas.

Informar ao cliente

Para efetivamente vender produtos, os promotores de vendas devem informar aos possíveis clientes as características e benefícios do produto que estiverem vendendo. Devem identificar as necessidades das pessoas e, então, convencê-los de que o produto que vendem satisfaz sua necessidade. Os clientes fazem muitas perguntas antes de comprar um produto e quererem saber o preço, como funciona e a durabilidade dos produtos. Clientes em potencial vão querer saber o que diferencia esse produtos dos outros.

Representantes da empresa

Os promotores de vendas também são representantes da empresa e devem ter boa aparência, falar de maneira inteligente e sem palavrões, e devem se vestir de uma maneira digna de seu produto, o que pode variar dependendo da empresa. Os profissionais que trabalham em feiras comerciais podem usar terno e gravata, enquanto um promotor vendendo cerveja em um bar pode vestir calça cáqui e uma camisa com botões, devendo cada um solicitar orientações sobre esse assunto à empresa para a qual trabalha.

Estratégia

O promotores de vendas podem ascender a posições de liderança quando inventam métodos de marketing. Eles realizam pesquisas de mercado para descobrir os atributos do público-alvo do produto, de modo que a empresa possa ajustar os seus esforços de marketing. Preparam materiais de marketing ou escrevem scripts para memorização e uso por outros promotores durante a venda do produto. Também monitoram a eficácia das campanhas de marketing para assegurar que a empresa ganhe um retorno sobre seu investimento.

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