O que é um ressonador de escape?

Escrito por williamhanz | Traduzido por ricardo guardati
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é um ressonador de escape?
Ressonadores de escape são redutores de ruídos do motor. (Motorcycle exhaust image by Crisps85 from Fotolia.com)

Motores de combustão interna costumam fazer muito barulho ao funcionar, e esse ruído pode ser chato e exaustivo para seus ouvidos, especialmente quando é ouvido por um longo período de tempo. Assim sendo, foram criados silenciadores para reduzir o ruído gerado pelo sistema de exaustão. Os ressonadores de escape, por sua vez, reduzem ainda mais o ruído, criando ondas sonoras que cancelam os ruídos que saem.

Outras pessoas estão lendo

Estrutura

Um típico ressonador de escape de automóvel é feito de um tubo de aço cilíndrico oco ligado ao silenciador de um sistema de escape. Este tipo de ressonador é feito de forma semelhante ao de um ressonador acústico, o qual cria uma "nota de descarga", que dá ao ruído de escape um tom menos irritante e mais agradável. O som pode ser melhorado ajustando a nota de descarga.

Função

Ressonadores de escape são geralmente instalados posteriormente em sistemas de exaustão. São colocados junto aos silenciadores ao longo do tubo de escape e trabalham principalmente para diminuir o ruído. O ruído de escape passa através da câmara de ressonância, que, por sua vez, ajusta o som causando interferência destrutiva, a fim de cancelar as ondas sonoras opostas.

Disponibilidade

Por ser um dispositivo de colocação posterior, os ressonadores de escape podem ser instalados em sistemas silenciadores de combustão interna, tanto em automóveis como em motocicletas. Alguns veículos já vêm equipados com sistemas de exaustão sintonizados com ressonadores, fazendo com que os tubos de escape sejam capazes de puxar os produtos da combustão para fora da câmara mais rápido, reduzindo, dessa forma, o som. A maioria dos fabricantes melhoram seus sintonizadores de escape, uma vez que estes ajudam o veículo a funcionar mais eficientemente.

Vantagens

Os ressonadores de escape fornecem uma ampla gama de benefícios para os proprietários de veículos. Além de reduzir o ruído do sistema de escape do motor, também melhoram o desempenho global e permitem uma condução mais suave, porque mais potência é gerada sem desperdiçar tanto combustível. A supressão do ruído também ajuda a passar em testes de emissão de combustível, pois o ressonador impede o chassis de chacoalhar, um efeito que geralmente conduz a emissões de combustíveis contaminados.

Apoio

Além de ressonadores de escape, conversores catalíticos também fazem parte do sistema de escape geral para ajudar a realizar sua função de redução de ruído do escape. No entanto, em vez de cancelar as ondas de som, seu efeito é restringir o som que sai do tubo de escape. Catalisadores catalíticos trabalham lado a lado com ressonadores de escape para reduzir e suprimir o ruído do motor, permitindo assim que o veículo atinja desempenho ideal de direção e motor se comparado com o uso de silenciadores somente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível