Mais
×

Como fazer um ressonador para violão em casa

O violão com ressonador tem um cone de metal no mesmo local onde o violão acústico comum tem o buraco por onde sai o som. Isso dá ao instrumento um som caracteristicamente brilhante e metálico, com muito mais projeção do que o som teria se tivesse apenas o buraco. O cone é colocado em um poço de som, o qual contribui para a ressonância através da transferência das vibrações do cone para o fundo do violão. Você pode construir o seu próprio ressonador para converter o seu violão em um ressonador.

Instruções

Jerry Douglas toca uma Dobro autêntica com ressonador em metal (Michael Loccisano/Getty Images Entertainment/Getty Images)
  1. Remova a tampa do pote. Reserve o pote pois você o usará como molde para o poço sonoro.

  2. Cubra um lado do pote com papel alumínio para proteger a superfície de queimaduras.

  3. Vista o par de luvas resistentes ao calor.

  4. Aqueça o centro da lata com o soprador térmico e afunde-o gentilmente com o martelo até a base ficar côncava. O formato côncavo proporciona maior ressonância. Deixe a peça esfriar por meia hora. Isso formará o cone ressonador do projeto.

  5. Remova as luvas.

  6. Meça a circunferência e profundidade da lata de biscoitos com um pedaço de linha.

    Uma tampa de lata de bolo deformada é um cone ressonador ideal (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)
  7. Corte o pedaço de madeira para o comprimento dele ser equivalente a circunferência da lata menos 1/2 polegada e a largura seja equivalente a profundidade. A madeira 1/2 polegada mais curta do que a circunferência da lata fará com que a tampa seja um pouco sobre-dimensionada. É melhor assim.

  8. Apoie a lata de biscoitos sobre sua base. Cubra a madeira com papel alumínio. Apoie a madeira com o lado não coberto na lata.

  9. Vista novamente as luvas de proteção.

  10. Aplique calor à madeira e dobre-a suavemente contra a lata. O calor amacia a madeira e a lata fará com que ela ganhe um formato circular. Force a madeira ao redor da lata como se quisesse envolver a lata com madeira.

  11. Continue a aquecer a madeira e pressioná-la contra a lata até que a madeira assuma a forma de um círculo. Este processo é muito semelhante ao de flexão lateral, utilizado para moldar os painéis laterais de violões.

  12. Cole as bordas da madeira e prenda a peça com um sargento por quatro horas para secar. O anel de madeira formará o poço de som.

  13. Remova o poço de som do sargento. Com o router, fazer uma série de orifícios em torno do centro da peça. Eles não precisam ter o mesmo tamanho ou ser igualmente espaçados, porque não serão visíveis, mas faça-os com cuidado e o mais semelhantes o possível.

  14. Coloque o cone ressonador no topo do poço de som, para formar uma tigela. Cubra com papel alumínio.

  15. Coloque as luvas.

  16. Aplique calor ao centro do cone novamente. Pressione o centro do cone gentilmente para aumentar a profundidade e reduzir a distância entre as extremidades. Quanto mais côncavo o cone, menor seu diâmetro. Esse processo fará com que as bordas do cone fiquem no topo do poço sonoro.

  17. Pare de aquecer e modelar o cone quando as bordas estiverem niveladas com o topo do poço e o cone estiver confortavelmente no topo do poço sonoro.

Dicas

  • Modele a tampa expondo o lado não decorado. Esse lado ficara para fora quando estiver cobrindo o poço de som.

O que você precisa

  • Pote de metal grande
  • Micro-retífica
  • Lixa para metal
  • Papel alumínio
  • Luvas resistentes ao calor
  • Soprador térmico
  • Linha
  • Martelo de joalheiro
  • Retalho de madeira com 1/4" de espessura
  • Serra para madeira
  • Sargento
  • Router portátil
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article