×
Loading ...

Como restaurar armários folheados de madeira

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Armários folheados de madeira são feitos de compensado, aglomerado ou outra substância barata, e depois cobertos com uma camada muito fina de carvalho ou outro material para dar aparência de madeira maciça. As superfícies desses armários são de madeira real, mas geralmente eles não podem ser lixados para envernizar, pois assim corre-se o risco de tirar o verniz e expor o material por baixo. Entretanto, as superfícies envernizadas podem ser revestidas novamente, o que geralmente é suficiente para fornecer brilho e um novo visual.

Instruções

Armário (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)
  1. Remova as portas do armário e coloque-as em cima de jornais no chão. Remova todas dobradiças e ferragens com uma chave de fenda e reserve.

    Loading...
  2. Lixe levemente toda a superfície do armário e portas com lixa de granulação 100. Lixe apenas o suficiente para tirar o brilho do verniz velho, sem avançar muito pela superfície da madeira. Limpe toda a poeira solta.

  3. Começando pela parte superior dos armários, use o pincel para aplicar uma leve camada de verniz na madeira. Pincele no sentido do veio da madeira, com movimentos curtos e lentos, evitando pingar ou formar bolhas. Deixe secar por um dia.

  4. Lixe levemente o novo verniz com uma lixa 120, apenas o suficiente para tirar o brilho. Aplique uma segunda camada de verniz da mesma forma que a primeira e deixe secar.

  5. Aplique uma terceira camada da mesma forma, pincelando o verniz em uma fina camada. Após secar, coloque as portas e ferragens novamente no armário.

Loading...

Dicas

  • Se não tiver certeza se seu armário é de madeira maciça ou folheado, examine as bordas, cantos internos das portas e abaixo dele; procure partes onde o verniz encontra o material por baixo.

Aviso

  • Lembre-se de deixar uma janela na sala aberta ao trabalhar, para fornecer ventilação.

O que você precisa

  • Chave de fenda
  • Jornais
  • Lixa de granulação 100
  • Lixa de granulação 120
  • Verniz de poliuretano brilhante
  • Pincéis

Referências

Loading ...
Loading ...