Mais
×

Como restaurar uma cômoda de madeira

Aparadores velhos dão um forte visual que geralmente falta aos aparadores modernos, sendo estes normalmente feitos de madeira prensada ou madeira folheada, mais barata, que começa a lascar e se descascar rapidamente. Por outro lado, armários feitos inteiramente de madeira têm uma base muito mais forte, capaz de fazer frente a uma grande quantidade de obras de restauro. Ao restaurar uma cômoda de madeira, são removidas manchas da idade e marcas deixadas por anos de desgaste e adquire uma nova aparência.

Instruções

A aplicação de uma nova camada de tinta muda o visual de uma cômoda de madeira (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)
  1. Aplique uma espessa camada de removedor de tinta na cômoda, trabalhando em pequenas áreas de cada vez, adicionando-o na medida recomendada pelo fabricante. Passe uma espátula em todo o removedor de tinta, fazendo com que saia facilmente e, se ele se aderir à madeira, espere por mais alguns minutos.

  2. Raspe a espátula ao longo do removedor de tinta, retirando todos os vestígios da substância química, bem como os que ficam debaixo do verniz ou da pintura. Repita o procedimento em todas as áreas da cômoda, incluindo os lados, a parte traseira, o interior, exterior e também as gavetas que tenham sido pintadas ou envernizadas.

  3. Limpe qualquer excesso de removedor de tinta com um pano úmido e, dependendo do tipo usado, use terebintina para limpar a qualquer excesso. Limpe o armário com um pano seco, retirando toda a água ou líquido que ainda está preso à cômoda.

  4. Esfregue qualquer verniz remanescente com a lixa média pois, mesmo com um removedor de tinta, ainda podem haver vestígios de verniz ou tinta deixados para trás. Esfregue lixa fina sobre a cômoda, para dar uma aparência uniforme e manter a superfície lisa e, em seguida, limpe a poeira da madeira.

  5. Use uma seladora para proporcionar à cômoda de madeira uma superfície mais lisa — seu uso proporciona proteção aos poros da madeira, deixando a superfície pronta para a aplicação do verniz. A utilização de uma que possua um tom leve ou uma cor que se combine com o tom da madeira resultará em uma madeira protegida e com uma única cor.

  6. Molhe um pano macio no verniz e aplique-o diretamente na cômoda. Aguarde alguns minutos e, em seguida, limpe o excesso de verniz com um segundo pano. Em seguida, aplique mais demãos até atingir a aparência certa e, enquanto espera pela completa secagem, aplique uma camada de verniz transparente ou selante.

Dicas

  • Considere o uso de uma lixa seladora antes da aplicação do verniz. O objetivo é lixar a madeira e proporcionar uma superfície lisa, reduzindo as chances de o verniz ficar com a coloração desigual.

O que você precisa

  • Removedor de tinta
  • Espátula de vidraceiro
  • Pano úmido
  • Pano seco
  • Lixa média
  • Lixa fina
  • Seladora
  • Verniz
  • Pincel
  • Limpa-manchas
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article