Mais
×

Como restaurar o equilíbrio do pH alcalino em um aquário

Atualizado em 21 novembro, 2016

Manter um pH adequado e consistente em seu aquário é mais importante do que atingir uma medida exata. A escala do pH vai de 0 a 14, sendo 0 o mais ácido, 7 neutro e 14 o mais alcalino. Muitos peixes de água doce podem sobreviver em algo que gire em torno de 5 a 9, enquanto os de água salgada precisam de um habitat de 8 a 8,5. Se o seu aquário começar a ficar ácido demais, você deverá tomar providências para restaurar a alcalinidade.

Instruções

Peixes de água doce sobrevivem em um pH que fica entre 5 a 9, já os de água salgada de 8 a 8,5. Saiba equilibrar o pH do seu aquário (Jochen Sands/Photodisc/Getty Images)
  1. Mude 30% do volume de água e aspire bem o substrato. Essa mudança de líquido deve ocorrer de forma rotineira. Para um aquário de água doce, use água de torneira sem cloro, já que essa possui um pH mais básico, ao invés da destilada ou daquelas que usam a osmose reversa.

  2. Limpe os dispositivos de filtração e certifique-se de que estão funcionando corretamente. A filtração adequada aumenta a "capacidade de tamponamento" do seu aquário, em outras palavras, a habilidade de manutenção do pH.

  3. Acrescente os aditivos químicos, vendidos em muitas lojas de animais, que melhorarão a tal capacidade de tamponamento. Aumentar o pH do local com a capacidade insuficiente é inútil, já que os níveis cairão novamente. Siga as instruções de dosagem para o produto adquirido.

  4. Acrescente os produtos químicos que elevem os níveis de pH. Siga as instruções acerca da dosagem.

  5. Aumente o fluxo e a movimentação da água do aquário ligando as bombas ou substituindo-as por outras. Dispositivos de arejamento também auxiliam a agitar a água.

  6. Adicione calcário ou corais esmagados ao cascalho ou filtração. Essas pedras aumentam a alcalinidade do seu aquário.

Dicas

  • Armazenar peixes demais afeta negativamente a capacidade de tamponamento, abaixando o pH.

Aviso

  • Mudanças rápidas no pH podem ser letais aos peixes, por isso aumente-o devagar, ao longo de diversas semanas.

O que você precisa

  • Aspirador cascalho
  • Química para aumentar a capacidade de tamponamento
  • Química para aumentar o pH
  • Calcário ou corais esmagados
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article