×
Loading ...

Como restaurar livros molhados por uma enchente

Livros podem ser facilmente danificados em enchentes, e se não forem secos rapidamente, podem facilitar o crescimento de mofo e fungos; mas secá-los de forma errada pode danificá-los permanentemente. Dedicar tempo para secá-los da forma correta pode preservá-los para os próximos anos.

Instruções

  1. Determine o tipo de livro com que está lidando. Livros com páginas brilhantes ou revestimentos especiais só podem ser restaurados por um profissional. As melhores chances de restauração bem sucedidas são com livros de capa dura e papel padrão. Além disso, se o livro for de fácil substituição, pode não valer a pena o seu tempo e esforço para tentar restaurá-lo.

    Loading...
  2. Determine a extensão dos danos causados pela água. Se o livro estava flutuando na água por dias, é provável que a cola na encadernação se afrouxou, e isso reduz as chances de uma recuperação bem sucedida. Se ele já começou a formar mofo, não deverá ser restaurado em casa; se for insubstituível, um profissional pode tentar a restauração. Por outro lado, se o livro foi molhado recentemente e você o recuperou da água rapidamente, terá uma excelente chance de secá-lo com sucesso.

  3. Coloque toalhas de papel dentro do livro a cada dez ou mais páginas. Coloque uma camada de toalhas de papel para cobrir toda a página usando uma marca de qualidade conhecida por sua absorção. Seja muito cuidadoso ao abrir o livro molhado e virar páginas encharcadas, pois elas vão rasgar facilmente. Feche o livro sobre as toalhas de papel cuidadosamente.

  4. Puxe uma fralda de bebê aberta e enrole em torno do lado de fora do livro. Fraldas são extremamente absorventes e removerão a umidade na capa do livro melhor que uma toalha de papel. O interior da fralda deve tocar a capa do livro.

  5. Coloque uma tábua de madeira em cima do livro e faça peso com tijolos ou latas. Para ajudar a absorver a água, o livro precisa de pressão. Centralize a tábua sobre a parte frontal do livro com fraldas e coloque tijolos ou latas em cima para criar peso. Remova a tábua e troque as toalhas de papel por toalhas novas a cada duas horas, recolocando a tábua quando estiver pronto.

  6. Coloque o livro verticalmente na frente do ventilador para terminar de secar. Quando as páginas estiverem apenas ligeiramente úmidas ao toque, retire as toalhas de papel e fraldas. Posicione o livro em sua extremidade com as páginas bem abertas na frente de um ventilador. Verifique o livro a cada duas horas para testar a secagem. Quando as páginas estiverem secas ao toque, desligue o ventilador, mas deixe o livro em pé por alguns dias para garantir que a lombada fique seca.

Loading...

Aviso

  • Não coloque toalhas de papel com mais frequência que a cada dez páginas, pois exercerá pressão na lombada.

O que você precisa

  • Ventilador de mesa
  • Fraldas de bebê
  • Toalhas de papel (de qualidade)
  • Placa de madeira
  • Tijolos ou enlatados pesados
Loading ...
Loading ...