Mais
×

Como restaurar maçanetas de metal

Maçanetas de metal, principalmente aquelas encontradas em casas antigas, podem reter anos de pátina e até ser cobertas por várias camadas de tinta. Com a ajuda de uma panela de cozimento lento, água e detergente, a pintura empastada pode ser facilmente removida para que sejam restaurados os detalhes originais que dão personalidade a uma casa. Esse método funciona para todos os tipos de trincos de metal ou de latão, de maçanetas a placas e dobradiças, de fechaduras a batedores de porta. Ao trabalhar com materiais que contêm várias camadas de tinta, há grande possibilidade de que alguma delas seja à base de chumbo se a peça for anterior a 1980. É importante tomar cuidado e usar equipamentos de proteção, como luvas e máscaras, ao trabalhar com esses materiais para expor a tinta.

Instruções

Restaure o trinco de latão para que ele retome sua glória original (Image by Tim & Mary Vidra)
  1. Remova a maçaneta de latão da porta, primeiramente localizando os parafusos e depois retirando delicadamente a tinta em volta e no centro deles para desenroscá-los com uma chave de fenda.

    Podem ser necessárias algumas mexidas e torcidas, mas os parafusos ficarão livres da tinta facilmente (Image by Tim & Mary Vidra)
  2. Se a maçaneta continuar presa à porta depois da remoção dos parafusos, use a chave de fenda para soltá-la delicadamente e desprenda-a usando um dos furos para parafusos.

    Remover maçanetas de metal costuma revelar o material original da porta por baixo (Image by Tim & Mary Vidra)
  3. Deixe a maçaneta de molho em uma panela de cozimento lento, adicionando água para cobrir as peças de metal por pelo menos 2,5 cm. Adicione bastante detergente de lavar louças (mais ou menos 1/4 de xícara). Regule a panela de cozimento lento para fogo baixo, cubra-a com a tampa e deixe as peças de metal de molho por de seis a 10 horas de um dia para o outro.

    A água aquecida e o detergente trabalham para soltar a tinta lentamente, tornando-a fácil de descascar das peças originais.

    Use uma panela de cozimento lento sobressalente para esse projeto ou utilize um saco de esterilizar objetos (Image by Tim & Mary Vidra)
  4. Desligue a panela, vista as luvas protetoras e remova com cuidado a maçaneta de metal. A tinta deve soltar-se facilmente e descascar da peça original.

    Remova a tinta e jogue fora os restos para evitar espalhar resíduos de tinta à base de chumbo (Image by Tim & Mary Vidra)
  5. Esfregue fissuras e fendas detalhadas com uma mão enluvada e use uma pinça para soltar a tinta em locais menores e difíceis de chegar. Se permanecerem resíduos em pequenas áreas, mergulhe a peça por mais uma hora antes de tentar retirar a tinta novamente.

    Continue mergulhando a peça se a tinta não sair (Image by Tim & Mary Vidra)
  6. Enxágue e seque as peças de metal. Para jogar fora a água potencialmente contaminada com chumbo, primeiro filtre-a em um filtro de pano antes de jogá-la em um ralo ou no vaso sanitário. Para quantidades limitadas de resíduos filtrados, coloque em um saco reforçado e jogue fora junto com o lixo domiciliar.

    Se você gostar da pátina e do visual gasto da maçaneta, está pronto para reinstalar as placas na porta. Para um acabamento mais lustroso, use um polidor de metal que recuperará mais do brilho original.

    Esfregue um polidor nas fendas usando uma escova de dentes e dê polimento com um pano de algodão (Image by Tim & Mary Vidra)
  7. Passe um pano e dê polimento na maçaneta de metal até que o brilho do acabamento lhe agrade.

    Antes e depois — que diferença! (Image by Tim & Mary Vidra)
  8. Aparafuse com cuidado a maçaneta limpa de volta ao seu lugar na porta.

    Com o tempo e com muito uso, é de se esperar que a maçaneta de latão envelheça e crie uma pátina (Image by Tim & Mary Vidra)

O que você precisa

  • Chave de fenda
  • Panela de cozimento lento 5/4
  • 1/4 de xícara de detergente de louça
  • Água
  • Luvas protetoras
  • Espátula
  • Pinça
  • Polidor de metal
  • Escova de dentes
  • Pano de algodão limpo
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article