Como restaurar o plástico danificado pelo Sol de uma moto

Escrito por hugh patterson | Traduzido por karen isayama
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Como restaurar o plástico danificado pelo Sol de uma moto
As peças de uma moto estão sujeitas a danos causados por raios ultravioleta (two motorcycles. image by Yuri Bizgaimer from Fotolia.com)

Muitas das partes de uma moto e sua carcaça externa são produzidas de plástico fortemente resistente ou de fibra de vidro reforçada com resina. Mesmo que a maioria desses materiais seja feita para repelir estragos causados por raios ultra violetas, o Sol pode estragar a pintura com o passar do tempo e, em casos extremos, causar rachaduras. Peças para reposição são caras e difíceis de encontrar. É possível fazer reparos utilizando alguns produtos para restauração.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

O que você precisa?

  • Detergente líquido concentrado
  • Trapos de algodão
  • Fita adesiva para pintura
  • Plástico condicionado
  • Ilustrador para plástico
  • Pasta para polir plástico
  • Bloqueador de raios UV para plásticos

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Instruções

  1. 1

    Utilize detergente líquido concentrado para lavar todo o plástico danificado. A medida deve ser de 3 colheres de sopa de detergente para cada 475 ml de água quente. Misturas para polimento de plástico, condicionadores e ilustradores devem ser usados em superfícies lubricadas para obterem resultado esperado. As partes de plástico de uma moto estão expostas a graxa do câmbio e sujeira do pneu, porém é preciso limpá-las. Com um trapo 100% de algodão, seque toda superfície.

    Como restaurar o plástico danificado pelo Sol de uma moto
    As primeiras áreas a desbotar são superfícies tingidas, a maioria de camada plástica (motorcycle image by Bionic Media from Fotolia.com)
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    Analise as superfícies e identifique os tipos de problemas causados. A maioria dos estragos relacionados ao Sol, são em forma de descoloração, amarelamento ou perda de brilho. Um plástico fosco terá aparência turva e obscura. Passe fita adesiva para pintura na área danificada, criando uma camada de aproximadamente 5 cm.

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    Aplique utilizando um pano de algodão o condicionador plástico, produto feito para neutralizar tons amarelados e descoloração, em toda a área, o que permitirá a restauração da cor original. Passe o pano com movimentos circulares e espere secar por pelo menos duas horas. Verifique toda área para certificar-se de que não há pequenas rachaduras.

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    Logo após, passe por cima da superfície o polimento para plásticos. Utilize um pano de algodão. Caso note que após o polimento ainda temos alguns arranhões visíveis, vá para o passo a seguir. Caso contrário, remova a fita e seu projeto está concluído.

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    Use um pano de algodão para aplicar a mistura para polir plásticos, que são vendidos em dois tipos de concentração: para arranhões profundos ou para arranhões leves. Pequenas rachaduras do sol podem ser reparadas utilizando o tipo para arranhões leves e movimentos circulares. Passar um pano de cima para baixo repetidas vezes irá criar depressão ou vincos na superfície. Assim que remover os riscos, limpe a área com um pano limpo. Não será necessário recondicionar a área antes de prosseguir.

    Como restaurar o plástico danificado pelo Sol de uma moto
    A carcaça da moto precisará ser condicionada para evitar desgates (motorcycle image by Goran Bogicevic from Fotolia.com)
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    Passe o lustrador para plásticos em toda superfície, deixando uma camada fina por toda área restaurada. Normalmente ele vem em um vidro de borrifar, caso o seu produto não possua um borrifador, use 1 ou 2 colheres de sopa de lustrador por metro quadrado. Esfregue até ficar uniforme e brilhante. Limpe a área mais uma vez para completar o reparo.

Dicas & Advertências

  • Alguns fabricantes de condicionadores plásticos oferecem produtos com bloqueador solar para plásticos em sua fórmula, que é similar ao conceito de um protetor solar usado para pele. Utilize o produto em sua moto para aumentar seu tempo de vida.
  • Se uma peça de plástico estiver muito estragada e for uma peça essencial para a segurança do motorista, é recomendável substituir. A segurança deve vir em primeiro lugar.
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