×
Loading ...

Como eu restauro uma janela guilhotina velha?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As janelas guilhotinas são comuns em casas mais antigas, e proprietários gostam delas por conta de sua conveniência. Quando estão funcionando corretamente, as janelas deslizam para cima e para baixo com facilidade, com um contrapeso dentro da moldura da janela prendendo-a na posição. No entanto, depois de anos de uso estas janelas, eventualmente, precisam de manutenção, especialmente quando os caixilhos foram pintados e a corrediça não funciona corretamente. Reabilitar janelas guilhotina é uma tarefa fácil, embora você tenha que pintar a janela e enquadrá-la depois que o trabalho de reparo for concluído.

Instruções

Janelas guilhotina são tradicionais e elegantes, mas elas necessitam de manutenção periódica (fire buckets bench and window image by leafy from Fotolia.com)
  1. Remova as forras de madeira frontais de ambos os lados do batente da janela. As forras sustentam a janela interna, também chamada de caixilho, no batente. Tenha cuidado para não danificar o batente de madeira com o pé de cabra. O batente é o canal em que os caixilhos deslizam para cima e para baixo. Corte a corda presa à janela para que você possa remover o caixilho interior. Não há problema em deixar cair o peso dentro da moldura da janela.

    Loading...
  2. Retire a peça de divisão que mantém o caixilho externo no lugar. Esta é uma peça fina de madeira, que se encaixa dentro de uma ranhura existente no batente. Mais uma vez, tente não danificá-lo com o pé de cabra; se você danificá-lo, no entanto, compre peças de divisão substitutas em qualquer loja de ferragens que vende molduras de janelas. Corte o cabo do contrapeso e remova o caixilho exterior com o pé de cabra, caso ele fixe no interior do batente devido à pinturas passadas.

  3. Desparafuse a porta de acesso aos contrapesos da moldura da janela. O parafuso está localizado no batente interior, perto da parte inferior da janela e deve ser visível após o batente ser removido. Abra a porta de acesso para expor os contrapesos.

  4. Raspe a tinta seca das polias se eles tiverem sido pintadas. Sustente a corda de náilon através de cada polia no meio do batente e abaixo da parte inferior da moldura da janela e, em seguida, amarre os contrapesos. Deixe as outras extremidades da corda penduradas nas polias por enquanto. Recoloque a porta de acesso e aperte-a cerrada. Raspe qualquer tinta acumulada do batente da janela e aplique cera para móveis de modo que os caixilhos deslizem facilmente ao serem substituídos.

  5. Dê um nó em cada extremidade da corda pendurada às polias. Encontre o lugar onde a corda é presa na parte exterior da janela. Certifique-se de que o caixilho possa percorrer a sua altura total enquanto o contador de peso o equilibra, e depois anexe a corda ao caixilho e instale a peça de divisão. Repita este procedimento com o caixilho interior. Esse deve ser capaz de percorrer a totalidade do comprimento do batente. Substitua as forras interiores e aplique selante.

Loading...

Dicas

  • Considere repintar o batente e as forras enquanto elas estiverem fora da janela, para manter o batente livre de excesso de tinta. Isto irá exigir que a janela permaneça desmontada por um dia ou dois.

O que você precisa

  • Barra de alavanca
  • Faca de utilidade geral
  • Chave de fenda
  • Corda de náilon 0,6 cm
  • Raspador de pintura
  • Cera para móveis
  • Pistola de calafetagem

Referências

Loading ...
Loading ...