Resultados da Dieta da Limonada

Escrito por kelly brown | Traduzido por ágata erhart
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Resultados da Dieta da Limonada
A Dieta da Limonada possui efeitos positivos e negativos sobre a saúde (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Os resultados da Dieta da Limonada (conhecida como Master Cleanse) diferem de pessoa para pessoa. A dieta dura geralmente 10 dias e é feita para aprimorar o papel do cólon na perda de peso. Durante a limpeza, apenas suco de limão, xarope de bordo, água e pimenta caiena são consumidos, com a possível inclusão de chá laxante e água salgada. Aqueles que realizam a purificação normalmente perdem peso e podem se sentir motivados a melhorarem suas dietas, porém esse processo também pode prejudicar a saúde.

Outras pessoas estão lendo

A opinião médica sobre a limpeza do cólon

Assim como acontece com a maioria dos planos de dieta não convencionais, os profissionais médicos têm opiniões diferentes sobre a Dieta da Limonada. Alguns não vêem nenhum mal na purificação do cólon, especialmente se ela ajudar o paciente a se sentir melhor. O Dr. Michael Picco, gastroenterologista da Clínica Mayo (hospital americano), acredita que essa dieta inclui benefícios como o aumento dos níveis de energia, foco e sensação de leveza. Enquanto não causar efeitos adversos à saúde, a limpeza ajuda o paciente a fazer mudanças saudáveis em sua alimentação, fazendo com que o lado negativo da dieta valha o esforço.

Outros médicos acreditam que os riscos do processo superam os resultados positivos. Restringir severamente as calorias faz seu corpo reagir como se estivesse faminto, então ele usará tecidos musculares e massa magra para conseguir energia. O Dr. Ray Sahelian, médico de família, acredita que reduzir a ingestão de calorias mantendo-a em um nível aceitável de 1000 a 1200 calorias por dia por algumas semanas é mais saudável do que realizar a Dieta da Limonada. Ele afirma que o processo de purificação gera distúrbios e altera a homeostase do corpo, podendo causar danos. O resultado é a perda de peso, mas trata-se de perda de massa muscular e não das gorduras indesejadas. Esse procedimento de limpeza carece de nutrientes, vitaminas, fibras e ácidos graxos essenciais, elementos fundamentais em uma dieta saudável. A necessidade de desenvolver clareza mental é outra preocupação para aqueles que passam pelo processo, embora alguns acreditem que o jejum é uma parte vital de alcançar o equilíbrio e rapidez mental, por razões espirituais.

Durante a limpeza

Algumas pessoas sentem-se mais saudáveis, mas outras relatam que sentem-se fracas. Há também o incômodo de inúmeras viagens até o banheiro, e os que tomam chá laxante e mistura de água salgada encontram esse desafio. Alguns relatos sobre a Dieta da Limonada incluem histórias sobre muitas fezes sendo expelidas durante o processo. Elas são descritas como duras e pretas, mas isso não deve alarmar as pessoas que optam pela dieta. De acordo com o naturopata Richard Anderson, essa substância fecal é conhecida como placa mucoide, formada ao longo do tempo nos intestinos. Outros efeitos colaterais da purificação incluem fadiga, náuseas e irritabilidade.

Saindo do processo

No fim da limpeza, retorne lentamente à dieta padrão. No primeiro dia, beba suco de laranja natural, com polpa, batido com dois litros d'água e duas colheres de sopa de xarope de bordo. No dia seguinte, adicione frutas e verduras, bem como sucos e caldo de carne. Coma e beba devagar, porque seu estômago ficou reduzido durante a dieta. Você ficará satisfeito antes do que costumava e se comer muito irá sofrer com cólicas e inchaço. No terceiro dia, consuma principalmente frutas sólidas e vegetais. Não haverá mais necessidade de tomar sucos para completar as calorias diárias.

Mantendo a saúde

Assim que você retornar à dieta normal, consuma preferencialmente alimentos saudáveis como frutas e verduras, grãos integrais e proteínas magras. O peso perdido durante a limpeza não irá voltar se você continuar fazendo escolhas inteligentes nas refeições, se mantiver ativo e tomar muita água. Se você se comprometeu a fazer a Dieta da Limonada e a realizar mudanças saudáveis, não há motivo para voltar ao estilo de vida anterior assim que o processo terminar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível