on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer o resumo do enredo de um livro

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

De certa forma, o resumo é uma das partes mais difíceis de um trabalho sobre a leitura de um livro. Você não quer que o leitor sinta como se estivesse lendo a obra novamente ao ler o seu resumo, mas, no entanto, o resumo não deve ficar impreciso e incompleto, do contrário o leitor pode duvidar que você realmente tenha lido o livro. Um bom resumo serve de trampolim para o seu projeto – a interpretação do livro que você deseja debater – o que, por sua vez, levará diretamente à análise, que será o conteúdo principal do seu trabalho.

Instruções

Escrever um resumo é uma parte complicada em um trabalho (writing book image by AGphotographer from Fotolia.com)
  1. Liste cinco ou seis pontos principais do enredo da obra em uma folha de papel separada. Escreva o objetivo da sua dissertação para o trabalho logo abaixo.

    Loading...
  2. Identifique quais os pontos do enredo se relacionam diretamente com o que você deseja debater. Caso sinta que nenhum está relacionado, escreva outros subtópicos relacionados à sua dissertação ou tese.

  3. Releia os pontos e tente resumir o romance em uma frase. Não sinta a obrigação de usar vocabulário sofisticado; palavras simples podem ser igualmente efetivas.

  4. Use a frase que acabou de escrever para iniciar o resumo, incluindo o título do romance, o nome do autor e o cenário em que se passa a história. Por exemplo, "Situado no 'East Egg', Nova York, nos anos 20, o romance de F.Scott Fitzgerald, 'O grande Gatsby', narra as tentativas de um homem para recuperar o amor de uma mulher que fez parte do seu passado."

  5. Escreva mais dois pontos principais do enredo da obra nas próximas duas frases. Mencione o personagem ou personagens centrais. Por exemplo, "Embora Jay Gatsby pareça ter reconquistado seu amor de juventude, Daisy Fey, ela eventualmente decide não abandonar o marido." Na última frase, exponha o objetivo do seu debate que será desenvolvido logo em seguida.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...