Resumo dos personagens de Romeu e Julieta

Escrito por sion poole | Traduzido por maria renata c. m. siqueira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Resumo dos personagens de Romeu e Julieta
Romeu e Julieta (Comstock/Comstock/Getty Images)

Apesar de Romeu e Julieta serem considerados amantes predestinados que sofrem nas mãos do destino, muito da ação que se desenvolve na peça é guiada pelos personagens. Uma compreensão dos personagens principais lhe ajudará a entender a peça mais facilmente, enfatizando o dilema dos jovens amantes que estão presos em seus próprios desejos e regras da sociedade.

Outras pessoas estão lendo

Romeu

Filho único dos Montecchios, seu nome significa romance, e o seu personagem está associado ao amor. Quando conhecemos Romeu no Ato 1, cena 1, ele está apaixonado por Rosaline; mas quando ele vê Julieta no Ato 1, cena 5, ele se apaixona imediatamente por ela. “Meu coração amou antes de agora? Essa visão rejeita tal pensamento, pois nunca tinha eu visto a verdadeira beleza antes dessa noite.", diz Romeu. A paixão de Romeu é a sua trágica falha que causa a destruição. Ele não pode revelar seu casamento com Julieta quando desafiado por Teobaldo no Ato 3, cena 1, mas ele também não pode derrotá-lo. Seu segredo causa a morte de Mercúcio e Teobaldo, que vão a Verona para seu exílio. Durante seu exílio, ele descobre sobre a aparente morte de Julieta, e incapaz de sobreviver sem ela, envenena-se.

Julieta

A filha única dos Capuletos, Julieta, vai da obediência à provocação durante a peça, tudo para enfatizar seu amor por Romeu. Depois da consumação do casamento, Romeu é colocado em exílio, e os pais de Julieta, contra a sua vontade, tentam forçá-la a um casamento bígamo em Paris. Incapaz de desafiar seus desejos, ela toma uma poção do sono para fingir sua morte, planejando mandar uma mensagem para Romeu. Quando acorda, vê que Romeu, acreditando em sua morte, envenenou-se, ela então se mata com sua adaga.

Frei Lourenço

O mentor de Romeu, o frei, desenvolve um importante papel na peça. No segundo ato, na cena 3, ele concorda em casar os amantes em segredo, esperando que o casamento deles acabaria com as brigas entre as famílias. "Que essa aliança feliz consiga transformar o rancor de suas famílias em puro amor", diz ele. Ele também dá a poção do sono para que Julieta finja a sua própria morte, porém não entrega a mensagem a Romeu a tempo de evitar suas mortes.

Mercúcio

Mercúcio é o primo e melhor amigo de Romeu. Seu nome significa mercurial, que reflete seu temperamento mutável e explosivo. Ele é espirituoso e engaçado mas perde a paciência facilmente. Ele luta com Teobaldo para não deixar que Romeu pareça covarde mas é machucado e morre. Na hora de sua morte, no ato 3, cena 1, ele amaldiçoa tanto os Capuletos como os Montecchios, dizendo "Uma praga em suas casas". Essa maldição é um importante ponto de mudança na peça e representa o momento de virada de comédia para tragédia.

Teobaldo

Teobaldo é primo de Julieta e está comprometido a manter a tradição de hostilidade entre os Capuletos e os Montecchios. Como personagem importante, cada cena em que ele aparece serve para aflorar o conflito na peça. No ato 1, cena 1, ele começa uma briga com Benvólio que faz com que o princípe decrete pena de morte a qualquer um que brigue em público. No ato 1, cena 5, ele jura revanche a Romeu por ir a festa dos Capuletos sem ser convidado. Sua morte no ato 3, cena 2, leva ao exílio de Romeu e falsa morte de Julieta.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível