on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Um resumo das regras do futebol profissional

Atualizado em 13 junho, 2017

Uma grande quantidade de civilizações antigas desenvolveu passatempos que envolveram chutar um objeto. As origens do futebol profissional remontam à Inglaterra dos meados dos anos 1800. O jogo de futebol foi popular entre os povos e as aldeias da Idade Média e foi difundido nas escolas no século 19. No início, o jogo era um "vale tudo", e as regras mudavam de um lugar para outro. O ano de 1863 é considerado como o ano do nascimento da Associação de Futebol, a primeira entidade que estabeleceu regras específicas que unificaram o jogo.

As regras no futebol profissional têm diferenças sutis ao jogo em outros níveis (Thinkstock Images/Stockbyte/Getty Images)

O campo de futebol

Hoje em dia a FIFA (Federação Internacional de Futebol) regula o jogo em nível mundial. O futebol profissional na maior parte segue as mesmas regras estabelecidas para as competições internacionais. O futebol é jogado dentro de uma área de entre 90 e 120 metros de comprimento e 45 a 90 metros de largura. A baliza é de 7,20 metros de largura e 2,40 metros de altura. A grande área se estende a 16 metros do gol e possui 40 metros de largura. A pequena área envolve o gol e mede 18 metros de largura e 5 metros de comprimento. Uma linha central divide o campo em duas metades.

Loading...

Os jogadores

Cada equipe possui 11 jogadores no campo. Um desses jogadores é o goleiro, o único que pode utilizar as mãos no jogo. Os jogadores movem a bola e a driblam ou passam com qualquer parte do corpo exceto as mãos e os braços. As equipes podem trocar os jogadores com substitutos, mas no futebol profissional e internacional, um jogador não tem permissão para retornar uma vez que ele é removido do jogo.

Pontuação e impedimento

O objetivo do futebol é marcar mais gols do que o oponente. Um gol ocorre quando a bola cruza as balizas do gol. A bola também deve passar através de uma linha que se estende de uma trave à outra. A pontuação é influenciada pela regra do impedimento. Um jogador deve ter dois oponentes, um dos quais geralmente é o goleiro, entre ele e o gol quando a bola é passada.

As faltas

Os jogadores podem cometer um número de faltas no futebol. Faltas físicas, tais como fazer um adversário tropeçar ou empurrar alguém, resultam em um tiro livre direto. Nesse tipo de tiro livre, um jogador pode chutar diretamente ao gol se ele estiver suficientemente perto. Faltas não-físicas, como a obstrução de um oponente, têm como resultado um tiro livre indireto, no qual a bola deve ser passada a um companheiro de equipe antes de poder ser chutada ao gol.

Goleiros

Os goleiros somente podem utilizar suas mãos dentro da grande área que rodeia o gol. Uma vez que o goleiro tenha a posse da bola, ele deve soltá-la com um passe ou chute em seis segundos. Além disso, ele não pode receber um passe de um companheiro da equipe com as mãos. Nesse caso, ele essencialmente se torna um jogador de campo.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...