Educação e ciência

Como fazer resumos de livros acadêmicos

Escrito por dan richter | Traduzido por regina fleck
Como fazer resumos de livros acadêmicos

A extensão de um resumo acadêmico depende do tamanho do material que está sendo resumido

Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images

Resumos escritos são utilizados para reapresentar o enredo de uma obra visual ou escrita, como um romance, um filme ou um livro acadêmico. Eles são breves, uma vez que destacam apenas os pontos mais importantes de uma obra e são escritos de maneira objetiva. Resumos de livros acadêmicos podem ser pedidos por professores para sondar o quão bem os alunos compreenderam a leitura que lhes foi passada. Também podem ser utilizados por estudantes para reforçar o que aprenderam e ajudá-los a estudar. A estrutura de um resumo é muito similar à do ensaio tradicional, com introdução e desenvolvimento.

Nível de Dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Caneta ou marca-texto
  • Papel

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Leia os capítulos do livro sobre o qual você escreverá o resumo. Leia lentamente para compreender bem e sublinhe, circule ou destaque as informações mais importantes e essenciais em cada capítulo ou seção. Releia as seções para ter uma melhor compreensão do conteúdo ou no caso de você não ter compreendido algo.

  2. 2

    Divida a informação que você acabou de ler e faça um rascunho. Se o capítulo que você leu é dividido em seções com subtítulos, defina um local para cada seção em seu rascunho. Mantenha as seções organizadas na mesma ordem em que aparecem no capítulo.

  3. 3

    Comece o seu resumo com uma frase contendo o título do capítulo você leu, o título do livro e o nome do autor. Na frase seguinte, escreva uma breve explicação acerca do tema do capítulo (por exemplo, "Neste capítulo, Jones abordou a queda do Império Romano e suas consequências duradouras para a Europa"). Esse comentário ajuda o leitor a compreender o assunto do restante do resumo.

  4. 4

    Comece um novo parágrafo e escreva acerca das informações apresentadas no capítulo do livro. Escreva utilizando os verbos no presente para resumir as várias seções do capítulo na ordem em que foram lidos no livro, mencionando todas as informações que você destacou no primeiro passo. Escreva seu resumo da forma mais genérica possível e não se atenha aos detalhes. Quando tiver terminado, seu resumo deve ser apenas uma fração do material que você resumiu. O resumo de um capítulo de 30 páginas deve ter entre 300 e 500 palavras, enquanto o resumo de um livro inteiro deve ter entre duas a três páginas.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media