Mais
×

Como fazer resumos de um poema

Os poemas podem ser claros e simples, mas, muitas vezes, podem usar uma linguagem figurada e tornarem-se complexos. Se você deseja resumir um poema, divida-o linha por linha e reescreva-o em um parágrafo que transmita a sua compreensão do conteúdo.

Instruções

Analisar um poema requer tempo (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Sente-se em um lugar calmo para ler o poema. Enquanto estiver a lê-lo, tire notas de qualquer palavra que seja díficil de compreender. Os significados podem ser separados mais tarde até você obter uma análise do poema que faça sentido.

  2. Reformule quaisquer sentenças que considere confusas ou pouco claras. Use um tesauro para substituir palavras ambíguas por outras que façam sentido no contexto e utilize um dicionário para achar significados para as palavras pouco comuns.

  3. Traduza a linguagem poética em afirmações literais. Uma vez que analisar um poema requer algum esforço para compreender a mente do eu lírico, essa seção do resumo é a parte mais complexa. Você pode precisar de informações sobre o autor e o período de tempo em que ele viveu. Por exemplo, ao resumir a poesia de Oscar Wilde, ajudará em sua análise se tiver um conhecimento básico sobre a política vitoriana. Esse autor abordou a política, mas soube camuflar suas opiniões em seus poemas, usando a linguagem poética.

  4. Escreva um resumo do poema, seção por seção ou linha por linha. O resumo não pretende ser uma reescrita do poema, mas uma análise do seu conteúdo. Você precisará apresentar exemplos retirados do poema para fundamentar suas conclusões.

Dicas

  • Ao ler um resumo, o leitor espera conhecer o conteúdo do poema em uma linguagem moderna e simples.

O que você precisa

  • Poema
  • Área sossegada
  • Dicionário
  • Tesauro
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article