on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como usar Retinol

Atualizado em 17 abril, 2017

O Retinol é uma forma pura de vitamina A utilizada em muitos cosméticos para a pele contra acne e anti-idade. Muitos produtos de farmácia antirrugas e de rejuvenescimento que contêm retinol fazem uso dos benefícios desse ingrediente. Ele pode melhorar a aparência da pele, aumentando a regeneração das células e do colágeno, o que pode reduzir linhas finas, hiperpigmentação e rugas. Como o retinol pode aumentar a esfoliação da pele, também pode ajudar as pessoas com problemas de acne. Embora esses produtos tenham capacidade de suavizar e refinar a textura da pele, é importante aprender a usá-los de forma correta.

Instruções

Visão aproximada da pele (Creative Commons, http://www.flickr.com/photos/pagedooley/2188851719/sizes/o/)
  1. Compre um produto à base de retinol em creme, loção ou fluido em uma farmácia ou drogaria. Os produtos com retinol podem ser vendidos nos balcões, porém outros retinoides como o Retin-A precisam da receita de um médico, pois são produtos farmacêuticos.

    Loading...
  2. Faça uso do seu retinol à noite, pois usá-lo durante o dia pode aumentar a fotossensibilidade (sensibilidade ao sol) ou irritação da pele nas pessoas.

  3. Higienize seu rosto e aplique nele uma pequena quantidade do produto retinol. Usar muito retinol pode irritar a pele.

  4. Verifique se há sinais de irritação ou bolinhas na pele. Durante o período inicial do uso do retinol, podem aparecer bolinhas na pele. Para reparar isso, aplique o produto à base de retinol noite sim, noite não, até que a pele se ajuste ao produto, depois volte a usar o produto todas as noites.

  5. Use um protetor solar com FPS 15 ou mais alto durante o dia enquanto fizer uso do retinol, a fim de reduzir o risco de fotossensibilidade. Para combater os efeitos de ressecamento excessivo do retinol em alguns tipos de pele, também pode ser benéfico utilizar um creme hidratante ao longo do dia.

  6. Continue a usar o retinol até perceber resultados visíveis, que podem depender de diversos fatores, tais com o o tipo e a gravidade do dano à pele. Na maioria dos casos podem ocorrer resultados visíveis, como pele mais suave, em cerca de duas semanas. Pode demorar de oito a doze semanas para que uma redução de linhas finas e rugas seja notada.

Loading...

Dicas

  • Os produtos de retinol vêm em diferentes concentrações de potência. Inicie o uso de retinol com um produto com menor concentração para ver como sua pele reage a ele. O retinol pode oferecer alguns benefícios para pele com acne, tais como desobstrução de poros, mas consulte um dermatologista antes de usar.

Aviso

  • Não utilize dois produtos com retinoides ao mesmo tempo.
  • Evite usar alfa hidroxiácidos, peróxido de benzoíla, tratamentos de peeling, depilação com cera ou tratamentos fortes de esfoliação com retinol.
  • Se a pele estiver muito irritada, descontinue o uso do retinol e procure um dermatologista.

O que você precisa

  • Creme, loção ou fluido de Retinol

Referências

Loading ...
Loading ...