O que retira o ferro da água da piscina?

Escrito por robert dumas | Traduzido por pina bastos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que retira o ferro da água da piscina?
Pode haver ferro da água da sua piscina sem que você saiba (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

As piscinas são um grande investimento e os proprietários de casas com piscina se esforçam muito para mantê-las limpas e saudáveis. Nada é mais frustrante que fazer tudo certo para manter sua água límpida como cristal e descobrir manchas de minerais, como o ferro, boiando na superfície da água. Tratar os sintomas (manchas, água turva) é bom, mas talvez você queira descobrir a causa também, para que os problemas não voltem a manifestar-se novamente, num ciclo incessante.

Outras pessoas estão lendo

Manifestação de problemas com ferro

A presença de ferro em água de piscinas pode manifestar-se de várias maneiras, sendo a mais comum por meio de manchas. As manchas de ferro podem aparecer como salpicos na cor âmbar ou marrom em vários pontos da superfície da piscina. As piscinas de fibra de vidro podem ser especialmente suscetíveis a manchas de ferro. A fibra de vidro tem uma carga negativa graças à estática do solo, que transforma em positivos os íons do ferro. A fibra de vidro não é porosa e, assim, apresenta as manchas mais prontamente. O ferro em uma piscina também pode aumentar a turbidez da água, criando uma aparência escura e turva. Nos cenários piores, a água pode ficar marrom.

De onde vem o ferro?

O ferro na água de piscina tem várias origens possíveis. Uma das principais culpadas é a fonte da água. Embora as fontes de água municipal possam conter minerais, a água de poço é mais suspeita, pois não passa pelo mesmo tratamento e condicionamento da primeira. Os canos de ferro também podem contribuir para o problema. Pequenas partículas de ferro podem se soltar de canos antigos e chegar até a água da piscina. Ainda assim, o ferro na água da piscina pode passar totalmente despercebido, até que aconteça algo que o mostre sua presença. Alguns desinfetantes à base de cloro, como o dicloreto, podem oxidar o ferro e causar manchas. As mudanças no pH também podem afetar o ferro. A água ácida mantém o ferro controlado, mas se o pH for aumentado, o ferro pode sair do controle e fazer a água ficar escura. Outra fonte de ferro em potencial é a manutenção química. Muitos componentes químicos que os serviços técnicos usam para a manutenção contêm ferro.

Removendo o ferro com química

Os produtos mais comuns que as lojas de piscinas vendem para a remoção de mineral são chamados de agentes quelíferos ou sequestradores. Eles mantêm o ferro em solução e, assim, evitam as manchas. Esses agentes juntam as partículas do ferro, tornando-as suficientemente grandes para que o sistema de filtragem da piscina os remova da água. Dependendo do produto específico, você deve adicionar mais ou menos 140 ml de agente sequestrador para cada 45 mil ou 70 mil litros de água de piscina semanalmente.

Removendo o ferro com o filtro

Se você suspeitar que sua fonte de água contém volume excessivo de minerais, faça o teste antes de tomar medidas adicionais, como comprar um equipamento caro. Use um teste colorimétrico, disponível na maioria das lojas de suprimentos de piscinas, para testar a fonte de água. Não teste a água da piscina, já que ele não indicará a presença de metais oxidados que tenham saído da solução. Se seu teste indicar a presença de ferro, você pode considerar um filtro para metais. Esses filtros especiais contêm um aglutinador que reage quimicamente com metais como o ferro e os capacitam a remover partículas que passariam através de um sistema de filtragem tradicional.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível