×
Loading ...

Como retirar o som abafado do meu vocal

As estações de áudio digitais, como Pro Tools, Logic e Cubase, permitem que você use seu computador como um estúdio de gravação virtual. Embora esses programas se aproximem do funcionamento e leiaute de estúdios de gravação reais, eles não acabam com o fato de que seu estúdio caseiro não tem uma acústica apropriada. Os estúdios de gravação investem em tratamentos acústicos em seus ambientes. Eles também possuem microfones extremamente sensíveis. É possível que não exista essa sofisticação em seu estúdio doméstico. Por essa razão, seu vocal pode soar "abafado" quando gravado em casa. Contudo, existem ferramentas em uma estação de áudio digital comum que podem ajudar a mitigar esse problema.

Instruções

Fazer música em casa é conveniente, mas não ideal acusticamente (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Dê um clique duplo no ícone de sua estação de áudio. Se a música que deseja não for carregada automaticamente, abra o menu "File" e selecione-a no sub-menu "Recent".

    Loading...
  2. Clique no botão "S" em todas suas trilhas de voz. Esse S significa "Solo". Deixando o vocal em solo, você torna todo o resto mudo para que possa ouvir a voz isoladamente.

  3. Aperte "Play" para que escute as edições de som em tempo real.

  4. Clique na trilha da voz principal para selecioná-la. Isso aplicará todas as alterações subsequentes a essa trilha até que você selecione outra. É preferível tratar cada trilha individualmente quando estiver corrigindo um som abafado.

  5. Abra uma ferramenta de equalização. O método para fazer isso varia levemente conforme o programa que estiver usando. Por exemplo, no Logic, clique em "Inserts" e selecione "Equalizers". Um equalizador permite que você acentue frequências fracas e corte as indesejadas. Um vocal sem extensão tonal e dinâmica soa abafado. A equalização pode acrescentar extensão tonal.

  6. Clique na curva de equalização e altere-a. Ela se sobrepõe a uma grade, onde o eixo vertical representa a amplitude e o horizontal, a frequência. A posição da curva em relação à grade representa o espectro de frequência do áudio. Movendo a curva, você aumenta ou diminui a presença da frequência no eixo horizontal. Escute enquanto estiver fazendo isso. Quando o vocal estiver com mais brilho e clareza, dê um clique duplo na curva para definir a frequência selecionada na amplitude escolhida.

  7. Abra o menu de efeitos e selecione reverb. As estações de áudio comuns têm uma gama de opções de reverb. O reverb adiciona uma certa atmosfera ao áudio, imitando o efeito de cantar em um ambiente acusticamente rico, como uma catedral, uma caverna ou cânion.

  8. Modifique o parâmetro "Depth" na interface de reverb para alterar a intensidade do efeito. O reverb faz com que seu vocal soe mais volumoso e projetado, como se tivesse sido gravado à distância.

Loading...

Dicas

  • Evite vocais abafados gravando com um microfone condensador da melhor qualidade que puder comprar. Os condensadores são o tipo de microfone mais sensíveis e oferecem a melhor resposta dinâmica.

O que você precisa

  • Computador
  • Estação de áudio digital

Referências

Loading ...
Loading ...