Mais
×

Como retirar o cartucho do filtro de óleo de um VW Polo

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O cartucho do filtro de óleo, que muitas vezes é chamado simplesmente de filtro de óleo, é um cilindro que fica encaixado no retentor do cárter do VW Polo. Ao contrário de muitos outros veículos, o VW Polo possui uma tampa de motor (que fica abaixo do veículo) que protege o cárter e o filtro. Apesar deste dispositivo de segurança, o processo de remoção do filtro de óleo é simples e direto.

Instruções

Você precisa trocar o filtro quando for trocar o óleo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Deixe o motor girar por alguns minutos para aquecer moderadamente o óleo do motor e, após isso, desligue-o.

  2. Levante a frente do VW Polo com o macaco, a chave de roda e os calços. Coloque o macaco logo atrás de um dos pneus dianteiros, apoiado no chassi. Levante o macaco com a chave de roda. Coloque um calço abaixo do chassi. Abaixe o macaco de forma que o carro fique apoiado no macaco. Repita o processo do outro lado do carro.

  3. Tire os parafusos que prendem o protetor do motor à parte inferior do carro com a chave soquete de 3/8 de polegada e uma catraca. Afaste-o para ter acesso ao cárter e ao filtro.

  4. Coloque uma bacia abaixo do bujão do cárter. Tire o bujão do carter e deixe o óleo drenar para a bacia. Limpe eventuais respingos de óleo com água, sabão e uma toalha descartável.

  5. Coloque a chave de filtro de óleo em volta do filtro. Gire no sentido anti-horário para afrouxar o filtro do cárter, mas termine de soltar o filtro com a mão.

O que você precisa

  • Macaco e chave de roda
  • Dois calços
  • Chave soquete e de catraca de 3/8 de polegada
  • Bacia para óleo
  • Sabão, água e toalha descartável
  • Chave para filtro de óleo
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article