Mais
×

Como retirar manchas de esmalte de botas com camurça

Atualizado em 17 abril, 2017

Botas felpudas são geralmente feitas de camurça, que dá uma textura áspera diferente. Esse tipo de couro é difícil de conservar e deve ser tratado com cuidado, para que as botas possam durar mais tempo. Como ela não é resistente à água, deve-se utilizar uma mínima quantidade de água para limpá-la. Caso a tenha manchado com esmalte para unhas, limpe especificamente o local, para remover por inteiro a mancha e evitar danos no restante das botas.

Instruções

Limpe o local específico onde sujou de esmalte, para evitar que a mancha se espalhe nas outras partes da bota (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Raspe delicadamente o esmalte nas botas com a faca não afiada, a escova de camurça ou a espátula. Isso removerá as partículas soltas e secas do esmalte.

  2. Faça uma solução de sabão, colocando um pouco de sabão neutro e água morna dentro de uma tigela. Mexa a água com as mãos, para criar espuma. Utilize a esponja para aplicar somente as espumas na mancha de esmalte, para lavá-la. Seque o local com um pano de algodão para remover o excesso de umidade.

  3. Utilize uma borracha branca sobre o esmalte, caso a mancha tenha secado e esteja difícil de remover. Esfregue-a suavemente por todo a mancha para removê-la.

  4. Esfregue cuidadosamente uma lixa comum ou de unha sobre o esmalte. O processo de lixamento vai soltar uma fina camada da bota, junto também do esmalte.

O que você precisa

  • Faca não afiada, escova de camurça ou espátula
  • Solução de sabão neutro
  • Esponja
  • Pano de algodão
  • Borracha branca
  • Lixa comum ou de unha
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article