×
Loading ...

Como retocar calafetação e argamassa no rejunte do seu banheiro

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Sejam calafetados ou finalizados com argamassa, os azulejos do banheiro podem mostrar manchas e sinais de desgaste. Retocar o rejunte envolve a remoção do produto antigo e a aplicação de um novo. Agindo com cuidado, você prevenirá danos aos azulejos, deixando-os no lugar. A desintegração do rejunte é desagradável e pode permitir que a água se infiltre por entre os azulejos. Apesar desse tipo de conserto levar tempo, trará uma grande mudança ao seu ambiente.

Instruções

Renove seu banheiro retocando o rejunte dos azulejos (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

    O retoque da argamassa

  1. Compre uma ferramenta de remoção de argamassa com uma "cabeça" que seja aproximadamente da mesma largura que o espaço entre os azulejos. Se for muito pequena, você terá uma remoção desigual, e se for muito grande, a superfície do azulejo ficará riscada.

    Loading...
  2. Esfregue a ferramenta para frente e para trás na linha antiga de argamassa. Ela é composta de areia, e dessa forma, o instrumento desaloja a composição, retirando-a do espaço gentilmente.

  3. Remova uma linha inteira de rejunte por vez. Você não precisa retirar toda a argamassa, apenas alcance o concreto existente por baixo. Tire no mínimo 5 mm em todos os locais, de forma que a nova aplicação de argamassa possua uma boa aderência.

  4. Antes de aplicar a nova mistura (de acordo com as instruções da embalagem), aspire os resquícios de argamassa e limpe o azulejo. Se necessário, use a espátula, retirando os pedaços de argamassa da superfície do azulejo cuidadosamente, perto das junções.

  5. Nas junções entre os azulejos, pressione pequenas quantidades da nova argamassa. Para espalhar o rejunte uniformemente, use a espátula e passe a extremidade plana dela pelos espaços para remover o excesso da argamassa.

  6. Limpe a sujeira imediatamente da superfície dos azulejos. Quando as junções estiverem secas, limpe-os novamente.

    O retoque da calafetação

  1. Com um estilete, corte o centro da junção calafetada do azulejo. Através da linha, puxe a ponta uniformemente, sem riscar as bordas dele. Isso criará um corte em calafetações de látex ou silicone, permitindo que você retire as outras porções.

  2. Com a ferramenta de raspagem de vidro, raspe a borda dos azulejos, removendo os detritos que possam estar presos ali. Esse instrumento, quando usado com cuidado, retirará os resquícios sem danificar azulejo. Aspire a sujeira causada e use um pouco de álcool em um pano limpo para limpar os resíduos.

  3. Aplique a nova camada de calafetação nas junções. O produto deve ser posto homogeneamente, de um lado para o outro e se estendendo para a parte superior dos azulejos.

  4. Usando as luvas de borracha, coloque um dedo em um pequeno recipiente de água. Cuidadosamente, passe-o através de todo o comprimento da calafetação, pressionando-o na junção e suavizando a superfície. A água impedirá que o rejunte grude no seu dedo, por isso, molhe-o quantas vezes forem necessárias.

  5. Depois de completar cada linha, limpe o excesso do produto. Com a calafetação de silicone, é preciso que se coloque apenas a quantidade de produto necessária na junção, uma vez que o excesso de silicone se fixará na superfície do azulejo, danificando o brilho.

Loading...

Dicas

  • Se optar pela calafetação de silicone, use um pano limpo e umedecido com álcool para remover os últimos vestígios do produto na superfície dos azulejos, antes que o produto seque.

Aviso

  • Manuseie com cuidado a ferramenta de remoção, prevenindo riscos. É necessário apenas uma pequena pressão, fazendo um movimento de serra.

O que você precisa

  • Ferramenta de remoção de rejunte
  • Aspirador de pó
  • Espátula de 2,5 cm
  • Esponja
  • Estilete com lâmina nova
  • Ferramenta para raspagem de vidro
  • Calafetação de silicone ou látex
  • Luvas de borracha
  • Álcool

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...