Retoques modernos em fantasias clássicas

Escrito por melissa hunter | Traduzido por paloma nascimento
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail

Recrie modelos clássicos do seu jeito com soluções criativas

Retoques modernos em fantasias clássicas
Inove ao fazer sua fantasia clássica para o Dia das Bruxas (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Escolha uma marca, uma inspiração, e se baseie nela.

— Dionne Barens, costureira principal da série "Grimm".

No Dia das Bruxas, várias pessoas vão se vestir como personagens de "Jersey Shore", como um candidato do Tea Party ou como o Cisne Negro. Isso significa que já está na hora de voltar aos básicos. Vampiros, bruxas, fantasmas, zumbis, múmias e monstros são as personificações das fantasias clássicas do Dia das Bruxas. O problema é escolher entre uma dessas fantasias e acabar parecendo sem graça. Todas elas já foram reproduzidas várias vezes. Pior ainda, você pode se sentir desconfortável em um daqueles vestidos de bruxa 100% poliéster que você comprou em uma loja. Então, como fazer essas fantasias clássicas se destacarem em uma festa moderna? Desde que você tenha algumas características marcantes na sua fantasia, você pode fazer ela se destacar a partir de uma combinação de achados antigos e enfeites feitos em casa. Com um pouco de inspiração, criatividade e coisas grudentas, você pode ser o mais assustador da festa.

Ferramentas

A melhor forma de fugir das fantasias sem graça é adicionando uns toques diferentes. Rasgar e transformar roupas antigas em fantasias é barato e ajuda a dar um toque pessoal à roupa.

Mas as pessoas não tão habilidosas podem se sentir intimidadas com isso. Dionne Barens, a costureira principal da série "Grimm" desde julho de 2011 encoraja as pessoas a arriscarem.

"Você pode entrar no YouTube e descobrir quase tudo", ela disse. "Se estiver com a máquina de costura do seu vizinho, é só digitar no Google: 'Como passar o carretel?' e vai aparecer um tutorial que vai fazer tudo parecer moleza."

Você também pode usar uma pistola de cola quente ou uma fita adesiva resistente. A Top Stick é uma fita adesiva dupla face que gruda na pele e no tecido sem sair. Barens disse que ela originalmente era usada em perucas, mas se tornou infame quando Jennifer Lopez a usou para seu vestido verde com decote profundo não cair, no Grammy de 2000.

Veia de vampiro

Retoques modernos em fantasias clássicas
Os vampiros não precisam ser todos iguais (Jerod Harris/Getty Images Entertainment/Getty Images)

A não ser que tenha passado alguns anos dentro de um caixão, você sabe que os vampiros reencarnados são um fenômeno da cultura pop. Por mais tentador que possa ser simplesmente colocar uma presa e uma fantasia colorida para fazer uma fantasia do vampiro de "Crepúsculo", não se entregue facilmente.

"Qualquer um pode ser um vampiro de qualquer era", disse a designer de fantasias de Los Angeles, Chloe Ji Yoon.

Como há tantos vampiros nos filmes, na televisão e nas séries, você não precisa optar pelos mais populares. Encontre um que você goste, observe o personagem e tente recriar a fantasia da forma mais fiel o possível.

Barens disse que adora os vampiros de "True Blood" porque todos têm uma personalidade diferente e vêm de momentos diferentes da história. Ela também é fã da fantasia clássica "Drácula", na qual você pode adicionar um toque especial comprando uma capa em um brechó. Se ainda estiver tendo problemas, compre a capa básica e enfeite-a com strass, contas ou glitter.

Basicamente, Barens e Yoon recomendam que você se atenha ao básico no que diz respeito às presas, ao sangue e à pele pálida, e que use a criatividade no resto da fantasia.

Mumificação

A simplicidade da fantasia de múmia faz com que seja uma ótima opção para se fazer em casa. Yoon tem uma estratégia simples para o conjunto. Compre morim e corte-o em tiras. Costure as tiras em camisas e calças velhas, ou grude-os com cola para tecido. Se você for costurar, Yoon recomenda que você estique a roupa, porque costurar o morim vai fazer ele se contrair.

Alternativamente, Barens recomenda comprar gaze branca e musselina, e manchá-los com chá. Coloque uma xícara de chá preto forte na sua máquina de lavar, coloque as roupas que você quer manchar e deixe bater um ciclo completo.

Esse é um processo simples que ela recomenda para qualquer fantasia, incluindo noiva fantasma e zumbi vitoriano, em que são necessárias roupas brancas com manchas do tempo. Isso deixa o tecido com um aspecto envelhecido e é uma alternativa barata. Costure as tiras de gaze rasgada e musselina em um colan de corpo inteiro para que a fantasia não fique folgada.

Dê um toque artístico a sua múmia. Pense em quem ela deveria ser. Cleópatra? Rei Tut? Joias falsas, uma coroa de ouro e uma cobra vão fazer você se destacar na multidão dos mortos-vivos.

Caldeirão da bruxa

Retoques modernos em fantasias clássicas
Há muitas opções para fantasias de bruxa (Matt Cardy/Getty Images News/Getty Images)

As fantasias de bruxa padrão costumam ser bregas e sem graça, mas há formas fáceis de glorificar e modificar o estilo. No entanto, você vai precisar do chapéu pontudo. Mesmo as bruxas mais modernas, como Elphaba de "Wicked!", têm o chapéu pontudo.

"É o item mais icônico da bruxa - nada ganha dele", disse Yoon.

O chapéu pode ser enfeitado da forma como você quiser, e você pode deixar o resto por conta da imaginação. Um vestido vitoriano preto e folgado ou uma blusa solta e uma saia podem ser perfeitos para a festa. Yoon disse que a peça principal é um espartilho, para afinar a cintura, mas você não precisa ser uma bruxa tão antiquada. Uma das favoritas de Yoon é a bruxa glamurosa dos anos 80, com cores néon e acessórios retrô. Se você usar um espartilho e um chapéu pontudo, você será uma bruxa, de acordo com a tradição de Halloween.

Fantasia de fantasma

A não ser que queira ser vaiado, uma fantasia de fantasma não pode ser só um lençol branco. Barens não é uma fã da fantasia feita com lençol, ao menos que ela seja muito modificada. Ela disse que rasgar a parte de baixo e manchar com chá pode ajudar. Yoon sugere colocar cílios falsos no buraco dos olhos.

Barens sugere tirar algumas ideias do filme da Disney "Mansão Mal Assombrada".

"Não é o melhor filme, mas, no que diz respeito às fantasias, é incrível", ela disse.

Os homens devem usar um chapéu e um terno junto com a roupa de fantasma, e as mulheres devem colocar o lençol debaixo ou em cima de um vestido de gala. O truque é a justaposição do traje black tie. Se você for usar essas roupas apenas para a fantasia, rasgue as bainhas.

Para dar à fantasia aquele visual antigo, Barens sugere um produto chamado "rochas podres". Isso vai dar um aspecto empoeirado, mas não vai sujar as roupas.

Outro elemento importante é a maquiagem. Em vez de usar a maquiagem branca comum, Barnes opta por Ben Nye, uma marca de maquiagem profissional, que possui uma linha chamada Death Wheel (roda da morte, em português). As cores puxam mais para o cinza e dão um aspecto mais mortal do que o branco.

Frankenstein

Assim como para as fantasias de bruxas e vampiros, para fazer uma fantasia de Frankenstein, são necessárias algumas coisas básicas. Ajuda ser grande e usar uma máscara, mas você precisa ter parafusos saindo das suas têmporas e pele esverdeada. O resto está aberto a interpretação.

Barens se lembrou de uma fantasia onde o menino colocou um zíper prateado ao redor do pescoço, em lugar dos pontos. Ela sugeriu usar um paletó esportivo marrom antigo, ou usar as "rochas podres" em uma jaqueta que for pequena demais para você, com uma blusa preta, calça e botas.

Yoon também disse que uma coisa importante na fantasia de Frankenstein é a costura. Quanto pior você for, melhor. Compre um paletó esportivo usado, corte-o e costure-o dando pontos grandes e de várias cores. Para a maquiagem verde, na linha Monster Wheel da Ben Nye também há base de cor esverdeada.

Epidemia de zumbis

Os zumbis estão em tudo quanto é lugar hoje em dia, na TV, nos filmes, em flash mobs, e podemos afirmar que haverão várias dessas criaturas nas festas de Dia das Bruxas. Mas a parte boa é que é possível transformar qualquer pessoa num zumbi.

"Escolha uma marca, uma inspiração, e se baseie nela", disse Barens.

O resto da fantasia é baseado na maquiagem. Barens recomenda usar uma base com tons de cinza e de verde e fazer uns círculos pretos ao redor dos olhos. Para fazer uma cicatriz em 3D, use colódio rígido e passe por cima o produto Fresh Scab da Ben Nye. Depois, coloque sangue falso ao redor da sua boca e nas suas roupas. Se estiver comprometido com a fantasia, pinte seus cabelos de cinza e de preto.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível