Como retornar ao emprego após ter pedido demissão

Escrito por michelle leach | Traduzido por andrea b. balieiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como retornar ao emprego após ter pedido demissão
Antes de ir correndo de volta para o seu antigo local de trabalho, pese os prós e os contras (at work image by Jaimie Duplass from Fotolia.com)

Já se passaram três meses desde que você saiu do seu trabalho. Talvez você simplesmente não possa mais suportar sua nova profissão ou a nova organização. Você está querendo voltar ao seu antigo emprego. Antes de ir correndo de volta para o seu local de trabalho anterior, pese os prós e os contras. Afinal, havia uma razão para ter deixado o outro emprego, primeiramente. Se você tomou uma decisão muito precipitada na primeira vez, você deve inicialmente ser mais humilde, ser capaz de admitir que você está errado e estar preparado para responder algumas perguntas difíceis do seu chefe anterior (e agora chefe em potencial), antes de começar a busca para obter o seu posto de volta.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Avalie por que você deseja o antigo emprego de volta. Pese todas as coisas boas sobre ele e todos os contras. Isso vai lembrá-lo da razão de ter saído na primeira vez. Se você está simplesmente passando por um momento difícil de adaptação a uma nova posição, dê mais um tempo. Se você já tiver dado esse tempo (pelo menos seis meses), ou se o trabalho estiver começando a afetar sua saúde física e/ou emocional, por estar tão infeliz, todos estes motivos justificam recuperar seu emprego anterior.

  2. 2

    Decida o que o deixa mais feliz. Se você está simplesmente indo para o menos pior, talvez você deva procurar em outro lugar. No entanto, se você estiver trocando de carreira, por exemplo, e sua motivação para deixar o trabalho era monetária, mas você foi mais feliz em seu antigo emprego, então você deve realmente buscar seu antigo posto. Perceba, porém, se havia coisas que te deixavam louco lá e que provavelmente ainda estará lá quando você voltar. Nenhum trabalho é perfeito.

  3. 3

    Pergunte se o seu antigo posto de trabalho ainda está disponível. Antes de deixar a atual profissão ou posição, certifique-se de que a vaga que você quer de volta ainda existe. Alguém pode tê-la preenchido. Pode ser até mesmo que não haja outra vaga para você lá.

  4. 4

    Em contato com um ex-colega ou alguém da sua confiança dentro da organização. Fale de sua ideia para que ele veja qual a probabilidade de dar certo, em primeiro lugar. Fale com alguém que não lhe diz o que você gosta de ouvir. Você vai querer que um colega honesto fale não só as chances de conseguir seu emprego de volta, mas o que as pessoas pensam de você agora que você saiu. Poderá ser ainda mais difícil conseguir sua posição de volta e a aceitação das pessoas se havia alguma animosidade quando você saiu para outra empresa ou para uma carreira diferente.

  5. 5

    Fale com seu antigo supervisor. Se você saiu em boas condições, isso deve ser muito fácil. Se você não o fez, por que você está mesmo procurando este lugar? O melhor modo de comunicação é pessoalmente (segundo melhor é por telefone), e a melhor abordagem é ser direto e sincero. Prepare exatamente o que você vai dizer.

  6. 6

    Antecipe-se às perguntas que o seu chefe vai fazer antes de você encontrá-lo ou ligar para pedir para voltar. Ensaie suas respostas. Faça isso na frente de um espelho, para que você possa ver os elementos visuais que você pode estar emitindo a seu empregador. Seu chefe tem todo o direito de fazer-lhe as perguntas incômodas, como: "Por que eu deveria contratá-lo de volta". Se você realmente quer o emprego de volta, ele vai perceber.

  7. 7

    Seja honesto. Diga ao seu chefe que você cometeu um erro. Diga a ele tudo o que investiu na empresa. Demonstre maneiras pelas quais você vai melhorar, por exemplo, a moral no local de trabalho quando você voltar. Se houver qualquer habilidade na qual você era instável, diga-lhe como você cresceu e trabalhou suas fraquezas enquanto você estava fora.

  8. 8

    Use os colegas e seus antigos contatos como alavanca para seu trabalho. Se já faz um certo tempo que você saiu, um colega de trabalho pode agora ser o supervisor do departamento ou pode ter sido promovido para outra posição de autoridade. Se essa pessoa respeitava você, eles terão muito mais predisposição para contratá-lo pela segunda vez.

  9. 9

    Crie um currículo funcional. Se você não puder obter o seu emprego de volta (pelo menos de imediato), você vai querer criar um currículo que destaca suas habilidades, ao contrário de um cronológico, que só transmitirá que você troca de emprego a todo instante. Isto é especialmente útil se você mudar de carreira por um curto período de tempo.

  10. 10

    Busque oportunidades como autônomo, temporário ou emprego de tempo parcial. Se o seu antigo cargo de tempo integral não estiver disponível, veja se você ainda pode contribuir para a organização em uma função menor. Você tem muitas coisas trabalhando a seu favor, inclusive já conhecer a empresa e não percisar ser treinado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível